INESC TEC distinguido em várias frentes pela Sociedade Portuguesa de Robótica

A conferência ICARSC’2020 – 20th IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions premiou vários trabalhos desenvolvidos na área da robótica, em 2019. O INESC TEC, através de investigadores do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), recebeu três distinções. Entre estas estão o “Prémio SPR Inovação e Transferência de Tecnologia na área de Robótica”, a Menção honrosa no “Prémio SPR da Melhor Dissertação de Mestrado nacional em Robótica” e o primeiro prémio do “Industrial Robot journal Best Paper Award”.

Esta conferência foi coorganizada pelo grupo de investigação GRIA-NIDES da Universidade dos Açores, a PROBOT – Associação de Programação e Robótica dos Açores e pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR). Decorreu virtualmente nos dias 15 e 16 de abril.

Inovação e Transferência de Tecnologia na área de Robótica

O “Prémio SPR Inovação e Transferência de Tecnologia na área de Robótica” foi atribuído ao projeto HORSE FLEXCoating. Desenvolvido pelo INESC TEC, o projeto teve a colaboração de Paulo Ribeiro (antigo investigador do CRIIS), Carlos Costa, Rafael Arrais, Luís Rocha, Manuel S. Silva e Germano Veiga, investigadores do CRIIS.

O HORSE FLEXCoating foi realizado em parceria com a FLUPOL Surface Engineering S.A. O objetivo do projeto foi a incorporação de recursos de segurança numa célula robótica industrial existente, dedicada a aplicações avançadas de revestimento, para atingir um aperfeiçoamento da cooperação entre operadores altamente qualificados e robôs industriais.

Melhor Dissertação de Mestrado nacional em Robótica

No que diz respeito ao “Prémio SPR da Melhor Dissertação de Mestrado nacional em Robótica”, a tese intitulada “Odometria visual monocular em robôs para a agricultura com câmara(s) com lentes “olho de peixe””, da autoria de André Silva Pinto de Aguiar, investigador do CRIIS, recebeu uma Menção Honrosa. Os orientadores desta tese foram Armando Jorge Sousa e Filipe Neves dos Santos, colaboradores do CRIIS.

Industrial Robot Journal Best Paper Award

Numa parceria entre a SPR e a revista científica internacional “Industrial Robot – The International Journal of Robotics Research and Application”, o Editorial Board da revista atribuiu prémios aos melhores artigos submetidos e apresentados na ICARSC’2020, enquadrados na área de publicação da mesma. O primeiro prémio do “Industrial Robot journal Best Paper Award” foi atribuído ao artigo intitulado “Enhanced Performance Real-Time Industrial Robot Programming by Demonstration using Stereoscopic Vision and an IMU sensor”. Os autores deste artigo são Vítor H. Pinto (antigo investigador do CRIIS), António Amorim, Luís Rocha e António P. Moreira, investigadores do CRIIS.

O editor da revista, Clive Loughlin, justificou a atribuição deste prémio, explicando que tarefas industriais, como pintura com spray e polimento, são efetuadas por operadores humanos para obter a qualidade e o acabamento necessários, habilidades que demoram anos a ser adquiridas. “Se um robô for replicar este desempenho, precisa de ser ensinado pelo operador qualificado, que não possui, provavelmente, conhecimentos avançados de programação de robôs”, acrescentou. O editor da Industrial Robot constatou que as “técnicas de programação por demonstração descritas neste paper fornecem uma solução altamente prática para este problema, usando o sensor 6D Mimic com um sensor IMU.”

Os investigadores do INESC TEC mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC, ao P.Porto-ISEP e à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal