INESC TEC participa em projeto para melhorar o desempenho dos supercomputadores

A computação de alta performance (High Performance Computing – HPC, em inglês) oferece um melhor desempenho do que os computadores comuns, permitindo resolver problemas complexos de engenharia e ciência e contribuindo para o avanço tecnológico em diversas áreas. No entanto, o hardware heterogéneo dessas infraestruturas de grande escala e os diferentes requisitos de aplicações de HPC e Big Data criam alguns desafios de gestão e manutenção.

O projeto BigHPC – A Management Framework for Consolidated Big Data and High-Performance Computing, desenvolvido pelo Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC e da UMinho, pretende criar uma plataforma integrada que permitirá melhorar a gestão dos centros de computação de alta performance no suporte a aplicações de Big Data e/ou HPC.

“Este projeto permitirá, por um lado, melhorar a competitividade de centros de dados HPC e de empresas que possuam centros de dados próprios, através de uma gestão mais eficiente que permitirá reduzir custos. Por outro lado, ao melhorar a experiência dos utilizadores e permitir que estes obtenham resultados das suas análises de dados mais rapidamente, o projeto potenciará a aceleração de descobertas científicas em áreas como a saúde e ciências naturais que são de momento suportadas por serviços HPC, ao permitir executar um número muito grande de cálculos, que de outra forma levariam meses ou anos. Permitirá também uma melhor capacidade de análise e decisão para empresas que utilizam serviços HPC para suporte à decisão e para aprimorar processos industriais”, explica João Paulo, investigador do HASLab.

Tecnologia vai ser testada no MACC e no TACC

A tecnologia vai ser validada através de casos reais e de um piloto, que será executado nos centros de computação avançada do MACC, o primeiro supercomputador a operar em Portugal, inaugurado no ano passado em Riba d’Ave; e no TACC – Texas Advanced Computing Center (Austin), um dos maiores centros de supercomputação mundiais no setor da academia. “A um outro nível, este projeto será importante para posicionar o MACC como um centro relevante em termos de investigação na Europa”, acrescenta João Paulo.

A solução desenvolvida será depois comercializada pela Wavecom, empresa promotora do projeto. “A plataforma poderá ser utilizada tanto por centros de computação avançada, como por empresas com centros de dados privados, de forma a tirarem melhor proveito dos seus recursos computacionais e de armazenamento e a providenciarem uma melhor experiência aos utilizadores que recorrem aos seus serviços”, afirma Bruno Antunes, investigador na Wavecom.

O BigHPC é liderado pela Wavecom, e tem como parceiros o INESC TEC, o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), o MACC, a Universidade do Texas em Austin (UT Austin) e o TACC. Tem data prevista de conclusão em março de 2023.

O projeto é financiado em 1 milhão 922 mil euros pelo Programa COMPETE 2020 e Fundação para a Ciência e a Tecnologia(FCT), em parceria com UT Austin, através do Programa UT Austin Portugal, no âmbito da iniciativa, “Go Portugal– Global Science and Technology Partnerships Portugal”.

Mais informações sobre o projeto em: https://bighpc.wavecom.pt/

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal