INESC TEC participa em workshop sobre incêndios rurais

O INESC TEC participou, enquanto líder do Laboratório Colaborativo ForestWISE – Laboratório Colaborativo (CoLab) para Gestão Integrada da Floresta e do Fogo, no workshop “Ciência com impacto – Gestão integrada dos fogos rurais”, que teve lugar no dia 10 de fevereiro na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

A iniciativa teve como objetivo abrir caminho para uma participação mais efetiva das empresas e entidades do sector florestal na orientação dos contributos da ciência portuguesa para a resposta ao enorme desafio que é a gestão integrada da floresta e dos fogos rurais.

“Num contexto em que a criação de conhecimento beneficia das sinergias entre múltiplas áreas científica para apoiar a resolução de problemas concretos, urge reforçar pontes de diálogo entre as comunidades de produtores e consumidores de conhecimento, que numa lógica demand-driven, permitam identificar oportunidades de I&D&I que respondam a esses problemas. É este o objetivo do encontro, onde foram apresentadas as necessidades de conhecimento para a Implementação do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais e a Agenda de I&D&I do ForestWISE”, afirma Carlos Fonseca, CTO do ForestWISE e professor na Universidade de Aveiro, que tomou posse no workshop.

Foto: UTAD

O evento contou com uma apresentação de José Miguel Cardoso Pereira, do Centro de Estudos Florestais, ISA, intitulada “Fogo Rural – um problema perverso, que precisa de investigação translacional e gestão adaptativa”; e de Tiago Oliveira, Presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), sobre “Necessidades de Conhecimento para a Implementação do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais Tiago Oliveira”. No painel de discussão “Incêndios Rurais: Melhor gestão baseada em evidência científica”, cuja introdução foi feita por Abílio Pacheco, investigador do INESC TEC, participaram representantes de empresas, como a Navigator e a EDP, de proprietários e investidores, como a Forestis e a Floresta Atlântica, e ainda do FCNF e da Escola Nacional de Bombeiros.

Abriram a sessão: Helena Pereira, Presidente do Conselho Diretivo da FCT; Tiago Oliveira, Presidente do Conselho Diretivo da AGIF; e Manuel Heitor, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). O encerramento ficou a cargo de José Manuel Mendonça, Presidente do Conselho de Administração (CA) do ForestWISE, e Presidente do CA do INESC TEC; e António Fontaínhas Fernandes, Reitor da UTAD.

O evento assinalou também o arranque efetivo do ForestWISE, com a contratação dos primeiros investigadores e gestores de projetos.

A sessão teve como público-alvo a comunidade científica, empresarial e institucional.  Foi organizada pelo ForestWISE, Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e AGIF.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à FEUP/Porto.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal