Projeto INESC TEC desenvolve tecnologias digitais para proteger património arqueológico

Em novembro deste ano, o INESC TEC deu início ao projeto SHIELD, que pretende adaptar um sistema aéreo não-tripulado contra atos de pilhagem em zonas arqueológicas. O principal objetivo do projeto é monitorizar e prevenir escavações arqueológicas ilegais, estando o INESC TEC responsável por customizar um veículo aéreo não-tripulado com sensores e perceção, adaptando a aeronave para o patrulhamento e a vigilância de zonas arqueológicas.

O SHIELD foi selecionado entre um conjunto de 63 propostas, e considerado elegível para a call JPICH Conservation, Protection and Use – e, de acordo com a classificação final publicada após a avaliação do painel internacional, o projeto SHIELD alcançou o primeiro lugar a nível europeu.

O evento de lançamento do projeto SHIELD, “Proteção do Património Cultural contra Pilhagem em Distritos em Perigo”, decorreu a 9 de novembro de 2020, tendo sido organizado pelo STARC/APAC e pelo CARE-C/USRL, parte do The Cyprus Institute, em parceria com a Fondazione Bruno Kessler (Itália) e o INESC TEC (Portugal).

O encontro foi organizado em formato digital, devido à atual pandemia da COVID-19, e contou com a participação de diferentes agentes, tais como o Departamento de Património do Chipre, a Polícia do Chipre, a Autoridade para o Património de Israel e o ICOMOS. O encontro contou com apresentações das diferentes autoridades mencionadas, com particular enfoque em Pilhagem e Tráfico Ilegal de Património Cultural em Israel e no Chipre. Já a apresentação do ICOMOS-ICHAM permitiu obter uma perspetiva internacional das questões abordadas. A segunda parte da reunião focou-se em apresentações técnicas por parte dos parceiros do consórcio, relacionadas com os Work Packages do projeto SHIELD.

A parceria entre os membros do consórcio foi formalizada a 13 de novembro de 2019, através de um Memorando de Entendimento que visou reforçar a colaboração entre os diferentes parceiros em termos de desenvolvimento e uso de tecnologias digitais (aéreas e terrestres) para proteger o património arqueológico.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal