Infraestrutura TEC4SEA em destaque na 9ª edição do Business2Sea

infraestrutura TEC4SEA do INESC TEC esteve em destaque na 9ª edição do Business2Sea, evento dedicado ao cluster do mar realizado, de 11 a 13 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Na 9ª edição do certame, o INESC TEC quis salientar a importância e potencialidades da plataforma, única e pioneira na Europa, concebida para apoiar a investigação, desenvolvimento e teste de robótica marítima, telecomunicações e tecnologias de deteção para monitorização e operações em ambiente marinho.

A presença do INESC TEC no evento pretendeu, deste modo, divulgar os serviços que presta neste âmbito, que incluem desde simulações em laboratório até serviços de apoio a testes em mar profundo, num conjunto de soluções disponibilizadas em diferentes formatos, consoante a natureza das necessidades identificadas.

Para isso, o instituto preparou um programa abrangente, que contemplou a co-organização do workshop 1 “Observação dos Oceanos e Tecnologias Marinhas”, e que contou com a apresentação do investigador principal Paulo Mónica, e a representação no workshop 3 “Financiamento da Economia Azul” com o Projeto ProtoAtlantic, um importante programa de apoio a projetos inovadores e start-ups com atividade no setor, que se complementa com os objetivos da TEC4SEA no apoio e emergência de mais empresas com soluções inovadoras para o cluster do mar.

No espaço expositivo do INESC TEC estiveram patentes bons exemplos de soluções e tecnologias com aplicação no setor do Mar, como o veículo aéreo não tripulado STORK I, um drone para controlo e proteção de ambientes marinhos; o veículo subaquático autónomo SHAD, um micro AUV em forma de torpedo, desenvolvido para navegar em volumes complexos; e o robô UNEXMIN, uma plataforma autónoma para investigar e mapear minas subterrâneas inundadas.

Tecnologias

De referir ainda a solução de comunicações de longo alcance Bluecom+/Grow, que estende a internet de banda larga existente em terra até zonas remotas do oceano; e o sensor de nutrientes NPK, que assegura a monitorização e controlo de dos nutrientes da água e produtos vegetais.

Em destaque também esteve a aplicação móvel para observação dos flutuadores WAVY, desenvolvidos pelo consórcio MELOA, que permitiu aos visitantes do Business2Sea lançar os flutuadores ao rio Douro e monitorizar a sua evolução através da App concebida para o efeito.

Mas, além de uma importante montra de produtos e serviços, a presença do INESC TEC no Business2Sea constituiu uma oportunidade de networking, que resultou no agendamento de visitas e encontros para a análise de possibilidades de colaboração e negócio.

De referir que o INESC TEC dinamizou também, enquanto parceiro da Enterprise Europe Network, a participação nos “B2B meetings”, um espaço reservado para reuniões bilaterais pré-agendadas entre os participantes com um catálogo online de oportunidades de parceria e de negócio.

A 9ª edição do Business2Sea contou com as visitas do ministro do Ambiente e da Ação Climática, José Pedro Matos Fernandes, e do ,ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

 

 

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal