Investigador do INESC TEC participa em estudo internacional sobre Oportunidades da Inteligência Artificial

João Mendes Moreira, investigador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC, e docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), participou no desenvolvimento de um estudo intitulado “Opportunities of Artificial Intelligence”, publicado em junho de 2020.

Este trabalho, solicitado pela Comissão da Indústria, Investigação e Energia (ITRE) do Parlamento Europeu, incide sobre tecnologias de Inteligência Artificial, bem como o seu impacto e atual regulação a nível da União Europeia. O estudo indica várias áreas que poderão beneficiar da introdução destas tecnologias, nomeadamente a nível socioeconómico, ao mesmo tempo que apresenta uma metodologia para avaliar a adequabilidade das políticas europeias e da legislação vigente no contexto da Inteligência Artificial.

O documento, apresentado pelo Departamento Temático das Políticas Económicas e Científicas e da Qualidade de Vida, conta com a participação de vários autores do Centre for Strategy and Evaluation Services (CSES), assim como os inputs de João Mendes Moreira e Anastasios Drosou, do Centre for Research and Technology (Grécia).

Segundo o investigador do INESC TEC, “ficou patente neste estudo que, não sendo a União Europeia (UE) líder na aquisição de dados, que é liderada pelos EUA e pela China, a UE tem presença em vários setores, liderando alguns deles, onde a incorporação da Inteligência Artificial é o garante dessa presença/liderança. São exemplo, os seguintes setores: produção automóvel; serviços financeiros; telecomunicações; comércio; viagens, transportes e logística ou mesmo energia elétrica e gás natural, só para citar alguns dos casos”. Releva ainda o facto de haver ainda, a nível global, um baixo nível de regulação, que tenderá, naturalmente, a aumentar. Não obstante, a UE tem feito trabalho relevante em termos de ética da Inteligência Artificial.

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal