Investigador INESC TEC dá curso sobre mercados de energia elétrica no Brasil

O tema «Futuros mercados de energia elétrica» levou o investigador do Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC, Tiago Soares, ao Brasil para ministrar um curso, como professor convidado, na Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais (Brasil).

Com a duração de 10 dias, a formação intensiva realizou-se entre 19 e 29 de novembro, e destinou-se a alunos de mestrado e doutoramento. Em sessões de quatro horas diárias, o curso visou elucidar os formandos sobre os desafios que se colocam ao mercado da energia elétrica, decorrentes da contínua introdução de recursos energéticos distribuídos e do aparecimento do consumidor com capacidade de geração (conhecido como prosumidor) no sistema elétrico de energia.

Assim, o curso debruçou-se sobre o estudo de metodologias de mercado capazes de lidar com a incerteza da produção renovável, bem como com o desafio de permitir uma maior participação e dinamização dos prosumidores e comunidades de energia no mercado. Foram também abordados novos desenhos de mercado elétrico com vertente estocástica (cálculo de probabilidades) e peer-to-peer.

O tema assume especial importância perante as recentes diretivas emitidas por vários países da União Europeia no âmbito das comunidades energéticas e seu papel no futuro do sistema elétrico.

O investigador mencionado tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal