Investigador INESC TEC organiza primeira conferência internacional dedicada ao ensino da programação de computadores

Ricardo Queirós, investigador do Centro de Sistemas de Computação Avançada (CRACS), e docente na Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto (IPP-ESMAD) foi um dos organizadores da ICPEC. A International Computer Programming Education Conference (ICPEC) realizou-se, em formato virtual, nos passados dias 25 e 26 de junho. Tratou-se da primeira conferência mundial dedicada exclusivamente ao estudo do atual estado do ensino da programação de computadores e a partilha de novas metodologias, técnicas e ferramentas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem neste domínio tão exigente.

A primeira edição da ICPEC recebeu 48 submissões de 130 autores, oriundos de 21 países (Alemanha, Bangladesh, Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Equador, Gâmbia, Hungria, Índia, Irlanda, Itália, Japão, México, Perú, Polónia, Portugal, Ucrânia e Vietname) espalhados por quatro continentes. De entre as 48 submissões, foram aceites 28 artigos (68% longos e 32% curtos), resultando numa taxa de rejeição a rondar os 42%.

Ao longo de dois dias, assistiram-se a 24 apresentações desses 28 artigos, e a duas apresentações sobre os percursos de dois investigadores de renome na área, e também ligados ao INESC TEC: José Paulo Leal (criador do avaliador automático de programas Mooshak) e Pedro Ribeiro (treinador nacional em concursos de programação nacionais/internacionais). Como resultado mais de 50 pessoas em média assistiram à conferência (via Zoom), e quase 400 pessoas assistiram parcialmente à conferência através da transmissão via Facebook.

As atas desta primeira edição podem ser consultadas online ou adquiridas em formato físico. A comissão organizadora, composta pelos professores Ricardo Queirós (ESMAD), Mário Pinto (ESMAD), Filipe Portela (UM) e Alberto Simões (IPCA) agradece a todos os autores, revisores, participantes e sponsors toda a disponibilidade e interesse em tornar esta conferência uma realidade, e espera pela segunda edição – cujo hosting será anunciado em novembro de 2020.

Para Ricardo Queirós, esta conferência “é um sonho concretizado e um marco científico na área do ensino da programação, pois trata-se da primeira conferência internacional dedicada exclusivamente a promover a excelência no processo de ensino-aprendizagem da programação de computadores. A primeira edição foi um êxito, e agora é necessário trabalhar bastante para poder evoluir a todos os níveis e criar uma segunda edição que vá de encontro às expetativas de todos os desafios com que se deparam os professores no ensino da programação, principalmente nestes tempos atípicos derivados da pandemia da COVID-19.”

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao IPP-ESMAD.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal