Investigadores INESC TEC editaram volume “Proceedings in Mathematics and Statistics”

Os investigadores do INESC TEC Alberto Adrego Pinto e João Paulo Almeida, do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD), e José Fernando Oliveira, do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI), juntamente com Maria João Alves, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, editaram o volume Operational Research IO 2018, Aveiro, Portugal, September 5-7.

Trata-se do volume 278 da série Springer Proceedings in Mathematics and Statistics, da editora Springer. Este volume, publicado em março, conta com uma introdução do professor Immanuel Bomze da Universidade de Viena, Áustria, e reúne 16 contribuições selecionadas e apresentadas pelos participantes no IO2018 – XIX Congresso da APDIO – Associação Portuguesa de Investigação Operacional, que decorreu de 5 a 7 de setembro de 2018, em Aveiro.

Com esta publicação, os editores dão continuidade ao projeto que publicou um volume com contribuições selecionadas do XVIII Congresso da APDIO que decorreu no ano de 2017, e que pretende continuar a publicar sobre um vasto conjunto de aplicações da investigação operacional usando técnicas recentes como os desenvolvimentos nas áreas de programação linear e não-linear, mista-inteira, análise de dados e técnicas de clustering, entre outros.

A Investigação Operacional (IO) é uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais, que visa introduzir elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descurar os elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas.

Os investigadores INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à FCUP-UP, ao Instituto Politécnico de Bragança, e à FEUP-UP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal