IV Edição de estágios de verão desafia dezenas de futuros engenheiros

O Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC promoveu, durante o mês de julho, a quarta edição da iniciativa “Estágios de Verão”. Alunos de várias faculdades e universidades do país tiveram oportunidade de desenvolver e aprofundar conhecimentos nas áreas das telecomunicações e multimédia.

Em aberto estavam 22 vagas, para as quais concorreram 69 alunos de licenciatura e mestrado. Os alunos selecionados, com vínculo à Faculdade de Engenharia (FEUP) e de Ciências (FCUP), da Universidade do Porto, e ainda do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e da Escola de Engenharia da UMinho, tiveram oportunidade de realizar um projeto de I&D de curta duração, enquadrados na equipa CTM do INESC TEC.

As propostas, orientadas por uma equipa de investigadores do CTM, foram enquadradas em três grandes áreas: Tecnologias Óticas e Eletrónicas, Redes Sem Fios e Processamento de Informação e Reconhecimento de Padrões.

O objetivo desta iniciativa, que acontece há quatro anos consecutivos, é “promover a investigação científica na área das telecomunicações e multimédia, bem como promover o INESC TEC como instituição de acolhimento para a realização de teses de mestrado e doutoramento”, afirma Pedro Carvalho, investigador do CTM e responsável pela organização desta iniciativa, este ano.

Na comissão organizadora juntaram-se a Pedro Carvalho outros investigadores do CTM: Ana Sequeira, Cândido Duarte, Hélder Castro e Hélder Fontes.

Em regime presencial ou online, a nota foi positiva

Ao contrário de edições anteriores, esta edição decorreu maioritariamente à distância. Casos pontuais, que exigiam acesso a recursos laboratoriais, tiveram uma componente presencial. Não faltou, no entanto, o acompanhamento remoto dos orientadores, através de várias plataformas de discussão (Zoom, Skype, MS Teams) e email.

Segundo Pedro Carvalho, apesar desta distância física ter dificultado a integração dos estagiários nas equipas do CTM e o arranque dos trabalhos de grupo, “os desafios foram ultrapassados graças ao esforço e disponibilidade dos investigadores do CTM e também à vontade e energia dos estagiários que quiseram tirar o máximo proveito do trabalho”.

No final, o feedback foi positivo, tendo em conta um inquérito preenchido pelos alunos participantes, onde realçaram a mais-valia e interesse dos temas abordados, bem como o apoio dos orientadores e o trabalho em grupo.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à FCT.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal