Projeto FotoInMotion distinguido pela iniciativa European Commission’s Innovation Radar

O projeto FotoInMotion (FiM), no qual o Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC participa, foi distinguido pela iniciativa European Commission’s Innovation Radar, que pretende identificar inovações de alto potencial de projetos financiados pela União Europeia.

No panorama atual de produção de conteúdos multimédia de forma massiva, este projeto, direcionado para o fotojornalismo, moda e festivais, mas que pode ser adaptado a outros cenários de aplicação, desenvolveu um conjunto de processos e ferramentas que permitem, de forma automática e inteligente,  transformar uma única fotografia num vídeo de alta qualidade, com efeitos dinâmicos de storytelling e branding.

A ferramenta pode ser utilizada em desktop e mobile, permitindo aos profissionais do audiovisual e ao público criativo em geral, partindo de conteúdo estático (fotografia), produzir um clip de vídeo capaz de contar uma história adequada ao contexto em que a imagem foi capturada. Em concreto, ­­esta ferramenta recorre a técnicas de visão por computador e inteligência artificial, com vista a transformar uma simples fotografia num clip de vídeo sensível ao contexto de aquisição, ao conteúdo da fotografia e ao cenário de aplicação.

De referir que esta distinção foi atribuída à tarefa e resultados do projeto que estão sob responsabilidade da equipa de investigadores do INESC TEC e que permitem   criar diversos tipos de metadados relevantes ao processo criativo,  integrando diversas abordagens e conceitos. Em concreto, a solução desenvolvida pelo INESC TEC gera informação que permite criar animações automáticas de forma inteligente, através de movimentos (zoom in/out, pan/tilt) e efeitos (filtros, efeitos 3D) que se adaptam ao conteúdo e contexto da fotografia em questão.

Para Paula Viana, coordenadora do projeto, esta distinção “vem confirmar os resultados conseguidos pela equipa do CTM”, que inclui também Teresa Andrade e Pedro Carvalho, juntamente com Luís Vilaça, Inês Teixeira, José Pedro Pinto e Tiago Costa.

Com o motto “Repurposing and enriching images for immersive storytelling through smart digital tools”, o projeto FotoInMotion teve início em janeiro de 2018 e termina em dezembro deste ano e está integrado no programa comunitário Horizonte 2020.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, IPP-ISEP, UP-FEUP e FCT.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal