Projeto INESC TEC para ver com outros olhos em exposição fotográfica

Um projeto do Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER) do INESC TEC deu origem a uma exposição fotográfica. Intitulada «Outros Retratos e Auto-retratos», a mostra está patente na Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), até 13 de dezembro.

Imagens de retina humana, obtidas a partir do projeto SCREEN-DR, liderado por Aurélio Campilho, coordenador do C-BER, são a matéria-prima desta mostra fotográfica de Renato Roque, inaugurada no dia 14 de novembro.

À semelhança de uma impressão digital, cada imagem da retina constitui um traço biométrico, facto que sugeriu o foco do trabalho – a questão da identidade. Apoiado nesta ideia, foi criado o projeto fotográfico com estes ‘retratos’ de colaboradores do INESC TEC e com ‘auto-retratos’ do autor.

Durante o período da exposição, investigadores associados ao projeto SCREEN-DR vão passar pela Biblioteca da FEUP – às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 13h00 e as 14h30, na sala anexa à área de exposições – com o objetivo de adquirir novas imagens do fundo ocular de quem manifestar interesse. Essas imagens e correspondentes resultados de processamento serão depois cedidas ao próprio retratado.

Com entrada livre, a exposição “Outros Retratos e Auto-retratos” poderá ser visitada nos dias úteis, das 8h30 às 19h30.

 

O investigador INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal