Projeto SAIL recebe apoio do Fundo Ambiental

No dia 21 de fevereiro, O INESC TEC e a Marinha Portuguesa assinaram protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental. Este acordo assegura o financiamento de 100 mil euros do projeto SAIL – Interações Espaço-Atmosfera-Oceano, na Camada Limite Marinha – com uma duração de três anos.

O navio NRP Sagres já atravessou o Atlântico, com um grupo de investigadores do INESC TEC a bordo “para produzir um conjunto de dados interdisciplinar único para estudos climáticos e de interação espaço-terra a nível regional e global”, lê-se no protocolo assinado no dia 21 de fevereiro, no Ministério do Ambiente e da Ação Climática, em Lisboa.

Dois meses após a partida do Navio-Escola Sagres, de Lisboa, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e a Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, testemunharam a assinatura protocolos, que garantem o financiamento dos trabalhos de investigação científica desenvolvidos ao longo da viagem de circum-navegação do navio, através do Fundo Ambiental.

Estes documentos tiveram, portanto, a assinatura de Alexandra Ferreira de Carvalho, Diretora do Fundo Ambiental e Secretária Geral do Ambiente, bem como do Capitão-de-fragata Jorge Garrincha, Diretor do CINAV.

Do lado do INESC TEC, a cerimónia contou com a presença de Rui Oliveira, que assinou o protocolo, e de Susana Barbosa, coordenadora científica do projeto SAIL, que apresentou o projeto e seus objetivos aos presentes.

Rui Oliveira, Administrador do INESC TEC, considera este acordo é “simultaneamente o reconhecimento da enorme relevância da investigação científica conduzida pelo projeto SAIL  na ação climática e o continuado reforço da estreita colaboração do INESC TEC com a Marinha Portuguesa nas suas variadas áreas de intervenção”.

Susana Barbosa, INESC TEC
Photo: José Luiz Moutinho, AIR Center

O Fundo Ambiental tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução de objetivos de desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais.

Recorde-se que o principal objetivo do projeto SAIL passa por estudar eletricidade atmosférica e alterações climáticas, através da recolha e medição de dados sobre a atmosfera e o oceano, durante 371 dias.

É possível seguir, milha a milha, os trabalhos da equipa INESC TEC a bordo do Navio-Escola Sagres, a partir do diário de bordo, partilhado nas redes sociais do INESC TEC.

O projeto SAIL conta com a coordenação técnica de Eduardo Silva, investigador Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS), e a coordenação científica de Susana Barbosa, investigadora do CRAS e do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG). Além deles, estiveram e/ou estão a bordo do Navio-Escola Sagres, a efetuar medições, os seguintes investigadores: Carlos Almeida, Guilherme Amaral, Nuno Dias, Luís Lima e António Ferreira.

Este projeto terá a duração de três anos é liderado pelo INESC TEC e tem como parceiros a Marinha/MDN (CINAV), o AIR Centre (Atlantic International Research Centre), o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) e a Universidade do Minho. Colaboram ainda com este projeto, consultores com vínculo às seguintes instituições estrangeiras: Universidade de Reading, Universidade Federal do Paraná e INESC P&D Brasil.

Os investigadores mencionados nesta notícia tem vínculo ao INESC TEC, à UMinho e ao ISEP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal