Protótipo de isolador inteligente foi instalado com sucesso no Brasil

O primeiro protótipo do isolador inteligente produzido no âmbito do projeto “TECCON II – Tecnologia para Redes Inteligentes de Energia” foi instalado com sucesso no dia 19 de julho, numa linha de transmissão de 230 kV situada no município de Abdon Batista, no estado de Santa Catarina (Brasil).

Trata-se de uma solução de isolador mundialmente inédita, dotada de sensores óticos que viabilizam a mediação de corrente elétrica, tração e temperatura no condutor – dados anteriormente ignorados pela operação em vários pontos da linha. A proposta contempla igualmente um sistema de monitorização remoto disponibilizado na subestação Lages, no município de Lages, no estado de Santa Catarina (Brasil), localizada a 70 quilómetros de distância de Abdon Batista. Contando com uma interface amigável, o sistema apresenta as grandezas térmicas, mecânicas e elétricas medidas no ponto de instalação do isolador inteligente, além das grandezas climáticas medidas por uma estação meteorológica instalada na torre.  A transmissão dos dados ocorre entre os dois pontos por intermédio de uma rede de cabos óticos.

Com uma equipa multidisciplinar, o TECCON II conta com a participação de investigadores de áreas como a fotónica, a instrumentação, as comunicações, a computação, os sistemas de potência, a gestão e a gestão de inovação.

Para além do INESC P&D Brasil, que lidera o projeto enquadrado no programa de I&D da Transmissoras Brasileiras de Energia (TBE), e do INESC TEC, o consórcio integra a Universidade Federal de Campina Grande, a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal de Santa Catarina, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Universidade Federal de Itajubá e a Universidade Estadual de Campinas.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal