Reportagem sobre projeto INESC TEC recebe Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação

A reportagem da Rádio Renascença sobre o ColRobot, projeto desenvolvido no INESC TEC, foi uma das vencedoras do Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação, na categoria de Rádio.

A reportagem “ColRobot quer revolucionar setor automóvel e aeroespacial”, da autoria do jornalista André Rodrigues, publicada em janeiro de 2019, explica, em breves minutos, como funciona o robô, qual a sua aplicação e o impacto nas indústrias automóvel e aeroespacial, com uma entrevista a Germano Veiga, coordenador adjunto do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS).

O ColRobot é um manipulador móvel, que funciona como uma “terceira mão” a entregar kits, ferramentas e peças, servindo também para segurar peças enquanto o operador trabalha com elas. O robô é capaz de navegar autonomamente pelo chão de fábrica para recolher as peças e as ferramentas necessárias, bem como preparar os kits para montagem. O INESC TEC foi um dos parceiros deste projeto europeu, levado a cabo entre 2016 e 2019.

Além do jornalista André Rodrigues, o Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação distinguiu ainda Manuel Pestana Machado (Observador), Bruno Filipe Pires (Barlavento), Mariana Nogueira Miranda (Jornal Universitário do Porto) e Duarte Baltazar (RTP).

O prémio é promovido pela Agência Nacional de Inovação, com o apoio da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e do Sindicato dos Jornalistas. Foi entregue no dia 11 de novembro.

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal