Tecnologia INESC TEC é finalista do prémio “Empreendedorismo e Inovação” do Crédito Agrícola

Apurar o stress hídrico nas plantas é tarefa crítica para a otimização de inputs agrícolas de base aquosa e contribui para processos mais sustentáveis e eficientes. A pensar nesta necessidade de mercado, o INESC TEC desenvolveu uma tecnologia capaz de mapear a distribuição de água na vegetação. A inovação, apelidada de Water Percept, está entre as três finalistas do prémio «Empreendedorismo e Inovação» do Crédito Agrícola, na categoria “Produção, Transformação e Comercialização”.

A tecnologia faz a medição da quantidade de água na vegetação de modo preciso e não-invasivo, através da produção de imagens 2D ou 3D para caracterização do stress hídrico das plantas.

Desenvolvida pelos investigadores do INESC TEC Cândido Duarte, do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), Filipe Neves, do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), e Rodrigo Borges (antigo investigador, na altura integrado no CTM), a inovação faz a medição da quantidade de água na vegetação de modo preciso e não-invasivo, através da produção de imagens 2D ou 3D para caracterização do stress hídrico das plantas.

A candidatura do projeto ao prémio do Crédito Agrícola foi liderada pelo Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL) e a tecnologia, com aplicações no âmbito da agricultura de precisão, está protegida por um pedido de patente europeia.

Os investigadores INESC TEC mencionados têm vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal