Nicolas Wyrsch, Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL)

Nome: Nicolas Wyrsch
Nome da Organização: Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL)
Área de negócio: Academia/ Universidade
Função na Organização: Líder de equipa no Laboratório de Energia Fotovoltaica (PVLab)
Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: Centro de Sistemas de Energia (CPES)
Responsável pelo projeto no INESC TEC: Filipe Soares
Título do projeto: FEEdBACk

Qual é a sua ligação profissional ao INESC TEC? 

Colaborámos com o INESC TEC no projeto europeu FEEdBACk, no âmbito do programa Horizonte 2020. Esta parceria foi o resultado de uma proposta submetida anteriormente, que não se concretizou.

Descreva, de forma sucinta, os principais projetos que realizou com o INESC TEC.

O projeto FEEdBACk, coordenado pelo INESC TEC, visa promover e implementar a eficiência energética em diversos edifícios, através da mudança de comportamentos dos consumidores. Nesse sentido, foi desenvolvida uma plataforma de gamificação, atualmente utilizada para consciencializar os utilizadores para a questão do consumo energético. O contributo do PVLav para este projeto traduz-se na sua especialização em análise de curvas de consumo, e no desenvolvimento de aplicações baseadas em Machine Learning. Assim, e juntamente com o INESC TEC e um parceiro do setor industrial, o PVLab visa contribuir para o desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de energia que alimente a plataforma de gamificação mencionada anteriormente. No que diz respeito ao INESC TEC, o Instituto contribuiu com vários recursos complementares, cruciais para alcançar os objetivos propostos. Além disso, a equipa do projeto selecionou três locais para realizar testes e demonstrações, localizados em três cidades: Porto, Barcelona e Lippe; estes serviram também para implementar e avaliar a sua performance.

Quais são os principais resultados dos projetos?

A equipa do projeto foi bem-sucedida na implementação de todos os elementos do FEEdBACk, e os testes tiveram início pouco tempo antes de a pandemia da COVID-19 causar alguns problemas no que diz respeito à avaliação da metodologia e da plataforma de gamificação. Apesar de a análise da poupança em termos de consumo energético ser bastante difícil no contexto atual, os diferentes jogos, aplicações e plataformas informáticas estão a funcionar como esperado, podendo ser adaptadas (algo que já está a acontecer) a diferentes contextos e consumidores.

Como classificaria a sua experiência de trabalho junto do INESC TEC?

Colaborar com o INESC TEC e com os restantes parceiros do consórcio foi uma experiência enriquecedora. A natureza multidisciplinar do projeto levou a debates interessantes e a uma grande partilha de conhecimento. A vasta experiência do INESC TEC na gestão energética foi um dos principais elementos positivos.

Considera a possibilidade de colaborar com o INESC TEC no futuro?

Apesar de o projeto estar a decorrer, com alguns desafios à mistura, aguardamos com grande expetativa a possibilidade de podermos voltar a trabalhar com o INESC TEC, em projetos relacionados com a gestão energética em edifícios, e com a integração de energia proveniente de fontes renováveis nos atuais sistemas energéticos.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal