Rosanna Fornasiero, Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR)

Nome: Rosanna Fornasiero
Nome da Organização: Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR)
Área de negócio: Investigação e Desenvolvimento
Função na Organização: Investigadora Sénior
Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) e Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD)
Responsáveis pelo projeto no INESC TEC: Ana Barros
Título do projeto: NEXT-NET

Qual é a sua ligação profissional ao INESC TEC? 

Temos vindo a colaborar com o INESC TEC há mais de uma década, em diferentes projetos, e em várias áreas de investigação. Mais concretamente, tenho vindo a cooperar com investigadores do INESC TEC no desenvolvimento de métodos e ferramentas de gestão de cadeias de distribuição e redes de produção, bem como na definição de road maps estratégicos. Também colaborámos em diversos projetos financiados pelos programas FP7 e H2020 da Comissão Europeia, e ambas as instituições fazem parte de outras iniciativas a nível europeu, como a Manufuture.

Descreva, de forma sucinta, os principais projetos que realizou com o INESC TEC.

Temos vindo a trabalhar no projeto europeu NEXT-NET, nomeadamente na definição de uma iniciativa multissetorial a nível europeu, que visa promover a articulação entre produção e distribuição e estabelecer objetivos de investigação e inovação para as cadeias de distribuição do futuro. No ano passado, organizámos diversos workshops com especialistas académicos e do setor industrial, no Porto e em Bruxelas. Também colaborámos em algumas publicações, a maioria sobre os resultados obtidos ao longo dos projetos que fomos desenvolvendo.

Quais são os principais resultados dos projetos?

Juntamente com outros parceiros do projeto, explorámos diferentes cenários relativos a cadeias de distribuição, de acordo com diferentes tendências e o seu impacto nessas mesmas cadeias. Também elaborámos um plano de ação para as cadeias de distribuição até ao ano de 2030, o Strategic Research and Innovation Agenda. Este documento será utilizado pela Comissão Europeia como input do H2020, e também por todas as empresas que desejem analisar a sua posição em termos de inovação relativamente a cadeias de distribuição.

Como classificaria a sua experiência de trabalho junto do INESC TEC?

A maioria dos projetos desenvolvidos resultou da avaliação de necessidades a nível industrial, e temos abordado diferentes variáveis nesse mesmo setor (o elevado número de PME, a forte presença de empresas de moda, os produtores de máquina existentes, etc.). A forma como o know-how de ambas as instituições se complementa contribuiu para o sucesso da nossa colaboração. Além disso, trabalhar com investigadores do INESC TEC é uma experiência enriquecedora a nível intelectual.

Considera a possibilidade de colaborar com o INESC TEC no futuro?

De momento, estamos a terminar um novo livro sobre os principais resultados do NEXT-NET, que será publicado pela Springer no segundo semestre de 2020. Esperamos poder vir a colaborar novamente com o INESC TEC, nomeadamente em projetos desenvolvidos no âmbito do Horizon Europe. Estamos também dispostos a fomentar e a avançar com novas colaborações, com vista ao desenvolvimento de mais iniciativas.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal