Construir o nosso futuro na Europa

A estratégia do INESC é pautada por uma visão conceptual que aposta na visibilidade e na afirmação internacional. A criação de uma representação em Bruxelas, o INESC Brussels Hub (HUB), é um dos pilares para a implementação da visão e da estratégia anteriormente referidas, sendo a primeira organização de investigação e tecnologia portuguesa com uma representação formal e independente no seio das decisões políticas sobre ciência e tecnologia a nível europeu.

Acreditamos que os nossos esforços para promover uma representação ao nível de organizações europeias semelhantes (como a Fraunhofer, na Alemanha, a Tecnalia, em Espanha, e a RISE, na Suécia – entre muitas outras que iniciarem estes processos em meadas da década de 1990, e no início da década de 2000), apenas terão resultado se aumentarmos o nosso conhecimento e capacidade de intervenção em políticas europeias de investigação e inovação, bem como em programas de financiamento. As organizações de referência da UE apostam em três grandes áreas, de forma a melhor se posicionarem (e aos seus investigadores) na “máquina” dos programas e mecanismos de financiamento europeus:

Visibilidade e representação: o importante não é quem se conhece, mas sim quem nos conhece, e o que realmente pensam e sabem sobre nós. Desde a criação do HUB (e mesmo tendo em conta o impacto causado pela pandemia), temos trabalhado incessantemente para promover o INESC, participando em mais de 150 reuniões com membros da Comissão Europeia e de plataformas da UE, e representantes nacionais e regionais, bem como com as principais universidades, entidades de investigação e agentes do setor industrial, a nível europeu. Além disso, o INESC TEC aderiu à EARTO, passando, assim, a ser o representante de entidades nacionais no conselho desta associação – tendo participado ativamente nos sete grupos de trabalho temáticos da EARTO, com o apoio do HUB.

Quando ouvimos ou lemos algo sobre a Tecnalia ou a Fraunhofer, percebemos a sua grande dimensão, bem como a sua coerência em termos de imagem e representação junto de entidades da UE. Correto? Nesse sentido, o HUB contribui para o desenvolvimento da imagem do INESC. Por exemplo: de momento, encontram-se disponíveis infografias, apresentações de PowerPoint e documentos que podem ser utilizados para apresentar o INESC, seja em candidaturas a nível europeu, ou em reuniões de carácter internacional. É importante salientar que, atualmente, existe uma grande coordenação entre todas as equipas de comunicação dos institutos do INESC, bem como um portal de referência a nível europeu, com uma identidade coerente, uma série de podcasts (com um agenda apreciável para 2021), uma parceria com o principal meio de comunicação científica da UE (Science Business) e muitas outras atividades, já desenvolvidas e ainda a ser preparadas.

Capacitação: a mudança começa em nossa casa. A maioria dos programas de financiamento europeus está associada a objetivos políticos previamente definidos. Isso significa que é necessário conhecer aprofundadamente os objetivos, e a fundamentação por trás das calls às quais nos candidatamos. A excelência em atividades cientificas, a grande capacidade tecnológica e a vasta experiência do Instituto só nos permitem avançar até certo ponto. Juntamente com as questões da visibilidade e do estatuto, saber como interpretar corretamente um plano de trabalhos é fundamental. Nesso sentido, o HUB organizou nove workshops e uma atividade de formação, com vista a apoiar investigadores e pessoal administrativo no arranque de um trajeto de sucesso no âmbito de programas do Horizonte Europa. Todos os materiais sobre estas questões encontram-se disponíveis no repositório do HUB, através da secção do website dedicada aos cerca de 2000 colaboradores e investigadores afiliados que integram o universo INESC. Em breve, os membros da comunidade INESC irão ter a oportunidade de participar no primeiro INESC ERC Excellence Programme, organizado pelo HUB para promover a participação eficiente no Conselho Europeu de Investigação.

Alguns destes workshops foram organizados pelos dois grupos temáticos do HUB (Tecnologias para a Saúde e Agroalimentar e Florestal). As atividades dos dois grupos de trabalho atualmente ativos no HUB, visam apoiar o INESC na sua mudança de posicionamento, passando de uma abordagem reativa, para um modelo pró-ativo na definição de agendas, ou seja, na definição das prioridades de investigação e inovação da UE. Para tal, foram estudadas aprofundadamente as competências existentes em cada um dos INESCs, com vista ao desenvolvimento de roadmaps de investigação e inovação e de atividades prospetivas, que nos irão permitir influenciar as futuras agendas da UE. Sendo que a sua definição tem lugar dois a três anos antes da publicação, tal permite que as instituições que participam ativamente nestes processos possam ficar melhor posicionadas, de forma a integrar os consórcios de futuras calls.

Políticas, lóbis e posicionamento estratégico: é possível contribuir para o posicionamento estratégico de uma organização – nomeadamente, em termos de prioridades da UE – através de ações externas (ou seja, reuniões, consultas públicas, position papers e lóbis) ou internas (mais concretamente, exercendo funções ativas em grupos de alto nível ou em plataformas formais da UE, ou através de um papel de gestão concreto em agências da UE, e/ou outras entidades). Nesse sentido, um dos objetivos do HUB é apoiar os diferentes tipos de ações, sejam elas internas ou externas; para tal, publicámos um position paper sobre sinergias entre fundos e instrumentos da UE, pressionámos para a existência de mecanismos de financiamento a nível Europeu para infraestruturas tecnológicas, apoiámos a candidatura de quadros superiores do INESC a cargos de gestão de alto nível em estruturas da UE, etc. O futuro passa por continuar e intensificar estas atividades, e a vossa disponibilidade e participação proactiva serão essenciais para tal.

Por último, é com orgulho que constatamos que, e graças a esta clara aposta na crescente interação entre os diferentes INESCs, foram desenvolvidos pelo menos cinco projetos conjuntos, resultantes da colaboração entre investigadores de diferentes institutos, garantindo uma dedicação renovada a concursos estratégicos da UE (contratos para o fornecimento de serviços junto da CE).

É importante referir que chegámos a metade do período previsto para o lançamento do HUB (três anos). Iremos continuar a trabalhar para garantir o vosso sucesso, mas tal não será possível sem a vossa participação! Para tal, basta aceder ao recém criado website do INESC Brussels HUB, onde os utilizadores terão acesso ao repositório de documentos sobre mecanismos de financiamento e políticas de investigação e inovação da UE. Estaremos disponíveis para esclarecer qualquer dúvida ou questão, através do endereço hub@inesc.pt.

Ricardo Miguéis, responsável do INESC Brussels Hub

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal