A união em torno da ciência, da tecnologia e da inovação

Todos os anos, e à medida que nos aproximamos desta época, procuramos, no seio das nossas comunidades mais próximas, celebrar as mais preciosas oportunidades para fazer coisas especiais em conjunto. Tal como em vários eventos que decorrem durante estas semanas, o INESC TEC não foge à regra: no nosso caso, para celebrar a união em torno da ciência, da tecnologia e da inovação, em benefício das nossas comunidades.

O mundo, o nosso país e a nossa região em particular, continuam a exigir progresso em muitos aspetos da sociedade, da economia e do ambiente. A ciência, a tecnologia e a inovação também continuam a desempenhar um papel importante neste nosso esforço. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, cada vez mais importantes como guias para o nosso trabalho, são um lembrete constante do que ainda precisamos de fazer – e podemos fazer!

Devemos celebrar, com orgulho, o facto de termos voltado a enfrentar este desafio, no ano que agora termina. A nossa atividade tem crescido exponencialmente, um crescimento impulsionado sobretudo por projetos europeus, potenciando a nossa contribuição e o papel de Portugal nas dinâmicas internacionais de ciência e de inovação. A nossa equipa de I&D, a nossa principal competência no importante papel que desempenhamos, cresceu em consonância com a nossa atividade, e invertemos uma diminuição plurianual de bolseiros, após as alterações do Governo aos estatutos dos bolseiros, assistindo a um aumento da nossa equipa nesta vertente – novamente, em consonância com a nossa atividade. Ao mesmo tempo, continuámos a reforçar a nossa organização, nomeadamente lançando novos trabalhos em áreas fundamentais como a ética, a diversidade e a inclusão.

Na ciência, a prioridade dada à excelência e ao impacto conduziu a mais um ano forte em termos da proporção de publicações em plataformas de alta visibilidade; aliás, um investigador da nossa equipa, Bruno Loff, foi premiado com uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação, o mais prestigiado financiamento para a Ciência na UE. 2022 será o nosso ano mais forte de sempre em termos de colaboração com a indústria, tendo em conta os diferentes tipos de atividades em que trabalhamos, lado a lado, com as empresas, avançando o estado da arte em termos tecnológicos – exemplo disso, o trabalho dos nossos colegas do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS), que estabeleceram um novo recorde mundial de profundidade na exploração de cavernas inundadas, com a sua nova plataforma robótica UX-1Neo (em conjunto a UGR, spinoff do INESC TEC).

Também já estabelecemos as bases para um ano de 2023 ainda mais ambicioso. O nosso crescimento para 2023 está estimado em 30%, impulsionado principalmente pelas Agendas de Inovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas também por projetos europeus, e a nossa equipa de contratados de I&D deverá crescer mais de 40%.

Ainda no âmbito do PRR, fomos desafiados a cumprir o objetivo estratégico dessas Agendas – criar áreas sólidas baseadas em inovação tecnológica na nossa economia, uma tremenda responsabilidade! Isto significa que é o nosso dever utilizar este financiamento para tornar a nossa instituição mais forte, trabalhando com parceiros para criar relações concretas que irão desenrolar-se no futuro, como bases para uma inovação contínua e sustentável. Isto significa que, para o INESC TEC, o PRR deve reforçar ainda mais todos os nossos outros compromissos, com base nas sinergias entre as suas oportunidades e os nossos esforços permanentes. Temos de alavancar estas atividades, estas parcerias, e este progresso, para fomentar uma presença mais forte na Europa, para estabelecer uma oferta renovada e apelativa de serviços de I&D e competências de transferência de tecnologia. Devemos aproveitar esta oportunidade única para promover uma contribuição muito concreta e ampla da ciência na sociedade portuguesa, a fim de reforçar a defesa pública da importância da mesma e garantir que ela é adequadamente recebida e promovida, em nome do futuro do nosso país.

Para comemorar o nosso 37.º aniversário, celebrado no início deste ano, construímos juntos um belo símbolo de quem somos, do que fazemos e por que o fazemos – o puzzle gigante com a mensagem “Piecing science, technology, and society”, que se encontra no hall de entrada do nosso edifício sede. Este reflete, de forma requintada, a essência do que alcançámos em 2022, do que pretendemos alcançar em 2023, e do que celebramos, nesta época, como comunidade INESC TEC.

É também um símbolo, nesta época do ano, de outros puzzles ainda mais importantes nas nossas vidas, aqueles em que juntamos felicidade e amor, que compartilhamos com as nossas famílias e os nossos amigos. Nos próximos dias, vamos focar-nos em completar esses puzzles!

Para todos e todas, votos de Boas Festas, e de um feliz 2023 – vamos prosseguir com a nossa celebração!

José Manuel Mendonça (Presidente do Conselho de Administração)

João Claro (Vice-Presidente e Presidente da Comissão Executiva)

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal