INESC TEC – Ciência com Impacto

Terminado o mandato 2018-2020 do Conselho de Administração do INESC TEC, é chegado o tempo de prestar contas, de fazer um balanço destes três anos de serviço do INESC TEC à sociedade e de serviço do Conselho de Administração à comunidade INESC TEC.

Isto foi feito, em primeira mão, aos Associados do INESC TEC, os que criaram a instituição e os que a ela aderiram, adotando-a como sua, como seu instrumento de intervenção. Mas o INESC TEC tem outras partes interessadas, que não são de somenos importância: os seus colaboradores – docentes, contratados e bolseiros – e os seus parceiros, as empresas e instituições nacionais e internacionais com as quais desenvolve projetos e, em última análise, o país e os cidadãos que reconhecem e abraçam a nossa “ciência com impacto”.

Às lideranças cabe sempre a responsabilidade de, continua e incansavelmente, renovar e enriquecer o nosso modelo de gestão de ciência, criando as infraestruturas e os espaços de criação e colaboração capazes de acolher da melhor forma a iniciativa e o trabalho dos investigadores e de todos os colaboradores da instituição. Os muitos sucessos vêm necessariamente ligados aos seus principais protagonistas, mas a verdade é que eles se devem, sem exceção, a toda a equipa de mais de um milhar de pessoas.

Quase em jeito de notas soltas, aqui fica uma escolha do que fomos, coletivamente, capazes de fazer no cumprimento da missão do INESC TEC, começando com alguns números. Nestes três anos, a atividade da instituição cresceu 13%, exatamente a mesma percentagem de aumento do número de doutorados integrados, que são agora 354, sem dúvida uma das maiores instituições de investigação do país. Como o número de artigos em revistas indexadas aumentou 25%, podemos concluir que houve um aumento da produtividade científica. Entretanto, e em resultado das políticas de emprego científico do MCTES, mais do que duplicou o número de contratados de investigação, que passou de 71 para 152, com um forte impacto transformador no perfil dos recursos humanos da instituição.

Na vertente de transferência de conhecimento, contámos, no triénio, 11 registos de direitos de autor de software, 18 pedidos de patentes e 88 de pedidos de internacionalização de patentes. E ainda 17 patentes concedidas, oito acordos de licenciamento e quatro novas empresas spin-off.

As capacidades por trás destes números foram aumentadas e consolidadas durante este mandato: reforçando as relações institucionais, com a adesão da UMinho e da UTAD como associados; aumentando a atividade em projetos, com destaque para a captação de financiamento europeu; expandindo as infraestruturas laboratoriais em diferentes áreas; e reforçando fortemente a presença internacional, com a coordenação do Programa UTAustin Portugal, a entrada em 3 KICs do EIT, o lançamento do INESC Brussels Hub e a criação do Serviço de Relações Internacionais.

Os nossos 13 Centros de I&D mantêm-se no coração da gestão de ciência, tendo evoluído no conceito de Cluster e tendo trabalhado, na procura de impacto, para consolidar os TEC4. De entre as múltiplas iniciativas internas nesta área, merecem destaque os Internal Seed Projects e o Data Science Hub.

Como Laboratório Associado, cujo estatuto de excelência foi recentemente renovado por mais 10 anos, o INESC TEC afirma-se claramente nas já referidas vertentes de internacionalização e do emprego científico. Mas é certamente distintivo, o seu fortíssimo contributo para as políticas públicas em diferentes setores, como a energia, a indústria ou o mar, no apoio à diversificação do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação, através da participação como associado em nove Laboratórios Colaborativos, e em diversos grupos de trabalho e consultas públicas.

A capacidade de mobilizar competências internas e externas e liderar na resposta à pandemia emergiu logo em pleno confinamento, em março de 2020, com a produção de viseiras por impressão 3D, com os Diários de uma Pandemia, o desenvolvimento do ventilador pandémico PNEUMA, o contributo para a App gratuita Psicovida, os CoronaSurveys de âmbito mundial, o desenvolvimento de um Robô Autónomo para Desinfeção Hospitalar, o Sistema de Diagnóstico COVID-19 aplicado a Imagens de Rx e o desenvolvimento e implementação da aplicação de rastreio digital STAYAWAY COVID, entre tantos outros projetos.

Para terminar, e para além do esforço de melhoria contínua em muitas áreas, desde logo nos sistemas de informação de apoio à gestão, não pode deixar de ser dada nota das diversas iniciativas transversais levadas a cabo, em consonância com as melhores práticas internacionais, para qualificar o INESC TEC em novos e muito relevantes planos institucionais. O trabalho levado a cabo no arranque da transformação da Gestão de Recursos Humanos, na Política de Gestão de Conflitos de Interesse, no cumprimento do RGPD, na avaliação das práticas de Responsabilidade Social, no Diagnóstico da Igualdade de Género e no Projeto do Código de Ética, muito irá contribuir para dar centralidade na instituição a um conjunto muito relevante de preocupações da sociedade atual.

Ao grande muito obrigado a todos os colaboradores do INESC TEC, pela competência e empenhamento no trilhar deste caminho, juntamos o apelo para que continuem a acreditar que é pela ciência e pelo conhecimento que mais e melhor podemos contribuir para termos um país mais forte e mais capaz de enfrentar os anos desafiantes e disruptivos que nos esperam.

José Manuel Mendonça (Presidente do Conselho de Administração) e João Claro (Presidente da Comissão Executiva)

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