Ciência e Natureza em destaque na NEI 2020

Apesar dos constrangimentos de saúde pública atuais, o INESC TEC marcou presença mais uma vez na Noite Europeia dos Investigadores (NEI), este ano com uma versão reduzida de atividades presenciais e um programa paralelo totalmente online.

Subordinada ao tema geral “Ciência e Natureza” e ao sub-tema “Preservação do Património Cultural e Natural”, a NEI tem como principal objetivo aproximar a investigação científica dos cidadãos, especialmente do público jovem. Esta edição decorreu na sua componente presencial em Lisboa, no dia 27 de novembro, contando com a participação de toda a audiência através dos meios digitais.

À semelhança do que já aconteceu em edições anteriores, o INESC TEC submeteu propostas de atividades científicas, dando assim a conhecer dois dos seus inúmeros projetos.

“Como promover a bioeconomia e a economia circular” foi o título da atividade que promoveu junto dos participantes o projeto BIOTECFOR, que tem como objetivo aumentar os níveis de eficiência na utilização dos recursos florestais. Recorrendo a sistemas robóticos inteligentes para a recolha e processamento de biomassa e procurando novas aplicações para novos materiais, o BIOTECFOR difunde a bioeconomia e a economia circular na região do Norte de Portugal e Galiza. Esta atividade foi realizada em direto e apresentada por Reinaldo Gomes, Jorge Cunha e Carolina Catorze, investigadores do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE).

Para dar a conhecer o projeto INFRAVINI, a equipa liderada por Lino Oliveira, investigador do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG), preparou um vídeo promocional de apresentação do projeto, respondendo ao tema “O desafio de adaptação às mudanças climáticas para o setor vitivinícola”. Este trabalho pretende desenvolver uma plataforma com indicadores climáticos e agronómicos que permitirá aos viticultores, localizados em qualquer área de uma qualquer Região Vitivinícola, usufruir do cruzamento e normalização da informação sensorial local e climática previsional recolhida num “observatório”.

Este ano, o consórcio de instituições organizadoras da NEI incluiu, além do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), a Escola de Ciências da Universidade do Minho, a Faculdade de Ciências e Tecnologia/Nova.ID.FCT da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora, o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal