INESC TEC participa em dois projetos de apoio ao ensino das ciências da computação

O Centro de Sistemas de Computação Avançada (CRACS) do INESC TEC participa em dois projetos financiados pelo programa da União Europeia Erasmus+, cujo objetivo é desenvolver novas ferramentas que suportem o ensino das ciências da computação, contribuindo para a melhoria da aprendizagem da programação.

JuezLTI: ferramenta para o ensino da programação

O projeto JuezLTI (Automatic assessment of computing exercises using LTI standard) tem como objetivo desenvolver uma ferramenta de apoio ao ensino das ciências da computação. A ferramenta JuezLTI permitirá a avaliação automática de exercícios de programação, bases de dados e linguagens de marcação, e vai também fornecer um conjunto de problemas e formação orientada e adaptada aos níveis de ensino profissional e universitário.

A ferramenta ficará disponível no final do projeto, em 2023, para professores e alunos de programação, sendo de esperar que esta contribua para o ensino e melhoria do desempenho académico dos alunos de programação, permitindo-lhes avançar de forma autónoma na sua aprendizagem.

O projeto vai também criar um Curso Online Aberto e Massivo, (do inglês Massive Open Online Course – MOOC) para formar professores no uso, implementação e desenvolvimento da ferramenta JuezLTI.

FGPE Plus: utilizar a gamificação no ensino de programação

O FGPE Plus (Framework for Gamified Programming Education) tem como objetivo principal aumentar o potencial educacional da framework FGPE (desenvolvida num projeto Erasmus+ anterior) durante a pandemia COVID-19, permitindo o seu uso em plataformas LMS populares, melhorando a experiência de seus utilizadores móveis, fornecendo melhor suporte para professores que tentam aplicar a gamificação nos seus próprios cursos de programação e estender a base de exercícios de gamificação prontos a usar. Espera-se que as ferramentas desenvolvidas neste âmbito tenham impacto na melhoria e na experiência de aprendizagem dos alunos.

O grupo-alvo do projeto proposto são os professores de programação (principalmente de instituições de ensino superior) e os alunos que aprendem programação (também autodidatas). O objetivo secundário do projeto é promover o uso da framework FGPE em ecossistemas de ensino da computação a nível mundial. Todos os resultados do projeto estarão disponíveis gratuitamente na Internet sob licenças de código aberto.

Parceiros e financiamento

Parceiros do projeto JuezLTI:

  • I.F.P. CARLOS III (parceiro líder – Espanha)
  • INESC TEC (Portugal)
  • Entornos de Formación (Espanha)
  • Bursa Il Milli Egitim Mudurlugu (Turquia)
  • Karlstads Universitet (Suécia)

Parceiros do projeto FGPE Plus:

  • Uniwersytet Szczeciński (parceiro líder – Polónia)
  • INESC TEC (Portugal)
  • Universita Degli Studi Di Napoli Parthenope (Itália)
  • Kaunas University of Technology (Lituânia).

Ambos são financiados pelo programa Erasmus + em cerca de 187 mil euros, e cerca de 246 mil euros, respetivamente.

No CRACS fazem parte da equipa dos projetos os investigadores Ricardo Queirós, professor na Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, e José Paulo Leal, professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo a: UP-FCUP e P.Porto- ESMAD.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal