Offside
Lado B

Fomos ao teatro com o Rúben Moreira.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Seedstars, pela voz de Pedro Gomes.

Fora de Série

"O facto de me terem proposto para Fora de Série vem apenas provar que estou a seguir o caminho certo, dando o melhor de mim. Aliás, um dos meus lemas de vida é “Se for para ser feito, ao menos que seja bem feito”. Diria que estou a cumprir!", António Barbosa (CPES)

Pensar Sério

"Confesso que no início sentia-me um 'peixe fora de água', não percebia a terminologia utilizada e a dinâmica era bastante diferente do que estava habituada. Eu costumava falar de “emoções”, “sentimentos” e “comportamentos” e não de “sistemas”, “redes”, “algoritmos”... Susana Rodrigues (C-BER)

Galeria do Insólito

As nossas colegas secretárias de um certo Centro têm a ambição (legitima, diga-se) de educar os colaboradores para que façam os seus pedidos atempadamente e não peçam uma viagem de avião para dali a 1 hora, um veículo alugado para o minuto seguinte ou um relatório para agora mesmo...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

Em fevereiro, o INESC TEC recebeu 33 novos colaboradores. Conheça os seus rostos.

Cadê Você?

A melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas.

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Profissão Engenheiro explicada no INESC TEC

O INESC TEC participou em mais uma edição da Semana Profissão: Engenheiro (SPE), uma iniciativa anual promovida pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e que se realizou nos dias 27, 28 e 29 de março.

Esta atividade tem como principal objetivo esclarecer todas as dúvidas sobre a multidisciplinaridade e saídas profissionais da área de Engenharia a alunos do ensino secundário, através da organização de percursos de conhecimento, visitas guiadas e sessões expositivas. Trata-se de uma oportunidade única para ficar a conhecer melhor o que é ser Engenheiro e quais os diferentes caminhos que a profissão pode seguir.

O evento contou com mais de 60 atividades destinadas a estudantes e professores do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, mas também psicólogos e encarregados de educação. O INESC TEC integrou o evento com a apresentação de três sessões distintas: “Visão Computacional: mais do que uma ciência, uma arte” (Centro de Telecomunicações e Multimédia), “Carros Elétricos e Contadores Inteligentes” (Centro de Sistemas de Energia) e “Automação nas Indústrias” (Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais).

Os principais desafios da profissão Engenheiro foram representados nos cinco painéis em que se divide a SPE: «Salvo o Planeta», «Desenho o Novo Homem», «Crio a Sociedade do Futuro», «Torno as Empresas Mais Competitivas» e «Construo um Mundo Novo». Considerando que a resposta a estes desafios não se reduz a uma área apenas da Engenharia, mas envolve sim um trabalho multidisciplinar, ao escolher uma das cinco iniciativas, o aluno teve a possibilidade de participar em atividades de várias áreas da engenharia relacionadas com essa temática, esclarecendo eventuais dúvidas e ajudando os alunos que ainda não definiram qual o curso que pretendem seguir.

A SPE 2017 contou com mais de 1800 inscritos, um número record para esta iniciativa.