Offside
Lado B

Patrícia Gonçalves é voluntária na Associação Pata Vermelha.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Tekever, pela voz de Sofia Fernandes.

Fora de Série

"O que mais me motiva é a equipa fantástica do controlo de gestão em que estou inserida, pois somos mesmo um equipa e trabalhamos todos com o mesmo objetivo. Todos os dias tenho vontade de vir trabalhar." Bárbara Maia, Controlo de Gestão

Pensar Sério

"Confesso que no início estava um pouco perdida dentro deste universo multidisciplinar, entretanto percebi que o INESC TEC é diversificado em termos étnicos, culturais e também no que tange as opiniões e os pontos de vista, e que aos poucos abre-se para estes novos paradigmas." Luisa Gonçalves (CEGI)

Galeria do Insólito

O caso que a seguir relatamos passou-se por ocasião da Assembleia Geral do INESC P&D Brasil, em que foi pedido a um funcionário do edifício que tirasse uma foto das pessoas participantes.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC.

Novos Colaboradores

Em março, o INESC TEC recebeu 24 novos colaboradores. Conheça os seus rostos.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

sofia fernandes, Business Developer e Project Manager DA Tekever

  • "A colaboração com o INESC TEC foi proveitosa, tendo o instituto constituído um aliado natural para a TEKEVER no projeto ROMOVI. A complementaridade entre as duas entidades permitiu discussões francas e trocas de ideias que favoreceram o conceito do ROMOVI e aumentaram a qualidade do projeto."

Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC

Colaboração em propostas para projetos no âmbito do H2020 e P2020.

Áreas de Negócio

Tecnologias para mercados nas áreas empresarial, aeroespacial e de defesa e segurança.

Título do projeto

RoMoVi - Robot modular e cooperativo para vinhas de encosta.

Centro(s) do INESC TEC com que colaborou

CRIIS - Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes
CTM - Centro de Telecomunicações e Multimédia

Responsável pelo projeto (INESC TEC)

Filipe Santos

Testemunho relativo ao Projeto

O RoMoVi (Robot Modular e Cooperativo para Vinhas de encosta) é um projeto apoiado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, com um Investimento elegível de 1 027 mil euros e um Incentivo FEDER de 697 mil euros.

O projeto ROMOVI tem como objetivo principal o desenvolvimento de um robô terrestre robusto, modular e extensível, para operações de monitorização e logística, e que permita no futuro disponibilizar soluções comerciais para vinhas de encosta, capazes de executar de forma autónoma operações como:
- colheita seletiva
- controlo de crescimento do enrelvamento
- pulverização e fertilização de forma autónoma
- monda, poda, desponta e pré-poda

O ROMOVI pretende contribuir para aumentar a competitividade das vinhas de encosta, que hoje em dia apenas é competitiva em vinhos boutique devido aos elevados custos de produção. Em termos técnicos, o projeto desenvolverá uma plataforma robótica altamente robusta e modular, com capacidade de se movimentar nos terrenos inclinados e pedregosos da vinha de encosta, bem como de carregar diversos tipos de sensores e ferramentas. Aliada à capacidade de navegação autónoma e deteção dos elementos da vinha, pretende-se que este robô venha permitir aos produtores não só redirecionar algum do trabalho humano das tarefas mais duras para tarefas mais especializadas, mas também aumentar a qualidade da produção através de sensorização e aplicação de alguns princípios da agricultura de precisão.

Dada a sua grande abrangência e versatilidade, que procura aliar a investigação científica aplicada a áreas relevantes da economia nacional a parcerias com empresas que possam vir a explorar as tecnologias desenvolvidas, a colaboração com o INESC TEC foi proveitosa, tendo o instituto constituído um aliado natural para a TEKEVER no projeto ROMOVI. A complementaridade entre as duas entidades permitiu discussões francas e trocas de ideias que favoreceram o conceito do ROMOVI e aumentaram a qualidade do projeto.

Neste momento a área de colaboração mais ativa corresponde às tecnologias de localização para robótica aplicadas à vinha. Esta parceria constrói-se sobre a base sólida criada pela implementação do projeto ROMOVI e ambas as entidades procuram ativamente novas oportunidades para continuar a promover a parceria de forma ativa.