Offside
Lado B

Patrícia Gonçalves é voluntária na Associação Pata Vermelha.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Tekever, pela voz de Sofia Fernandes.

Fora de Série

"O que mais me motiva é a equipa fantástica do controlo de gestão em que estou inserida, pois somos mesmo um equipa e trabalhamos todos com o mesmo objetivo. Todos os dias tenho vontade de vir trabalhar." Bárbara Maia, Controlo de Gestão

Pensar Sério

"Confesso que no início estava um pouco perdida dentro deste universo multidisciplinar, entretanto percebi que o INESC TEC é diversificado em termos étnicos, culturais e também no que tange as opiniões e os pontos de vista, e que aos poucos abre-se para estes novos paradigmas." Luisa Gonçalves (CEGI)

Galeria do Insólito

O caso que a seguir relatamos passou-se por ocasião da Assembleia Geral do INESC P&D Brasil, em que foi pedido a um funcionário do edifício que tirasse uma foto das pessoas participantes.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC.

Novos Colaboradores

Em março, o INESC TEC recebeu 24 novos colaboradores. Conheça os seus rostos.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Projeto Europeu LeanBigData chega ao fim com avaliação positiva

O projeto europeu LeanBigData (Ultra-Scalable and Ultra-Efficient Integrated and Visual Big Data Analytics), onde o INESC TEC foi um dos parceiros, representado pelo Laboratório de Software Confiável (HASLab) e pelo Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG), terminou no mês passado com uma avaliação excelente pela Comissão Europeia, afirmando que o consórcio desenvolveu um trabalho científico muito bom, com resultados excelentes.

leanbigdata

"Do it faster with less resources" – este é o mote do projeto que procura soluções de processamento de Big Data analiticamente, combinando as capacidades de dados operacionais e analíticos.

De forma a contrariar as desvantagens existentes de cada tipo de dados, o LeanBigData depara-se com três desafios, designadamente, os custos associados com a migração de dados operacionais para processamento analítico, a falta de integração de tecnologias existentes para lidar com grandes volumes de informação e os seus altos tempos de resposta, e o suporte insuficiente providenciado pelo utilizador final. Entre outros objetivos, o LeanBigData tenta desta forma lutar contra estes demasiado longos ciclos de análise.

O projeto pode ser aplicado em quatro áreas diferentes, incluindo o alinhamento de débitos diretos financeiros, a deteção de fraude bancária direta atempadamente e de uma forma eficiente, a monitorização e correlação de comportamento e previsão de falhas, publicidade direcionada, maximização de impactos e resultados em tempo real e, finalmente, a análise de redes sociais. 

Este projeto teve um financiamento global de cerca de € 4M e a última avaliação da Comissão Europeia decorreu em março, em Madrid, Espanha.