Ana Almeida, Sonae BIT, IT Coordinator  

ANA ALMEIDA, SONAE BIT, IT COORDINATOR 

Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2015-2016

Centro do INESC TEC com que colaborou: CITE – Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

Títulos dos projetos em que participou: Enterprise European Network (Projeto), Managing open innovation collaboratively at network level (Investigação), Sistemas de Gestão de Inovação e Investigação (Consultoria)

 

Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC

Saí do INESC TEC há cerca de dois anos e meio para aceitar um desafio profissional na BIT, Sonae. A BIT é o departamento de sistemas de informação da SONAE, um dos maiores retalhistas portugueses.

A minha experiência passou por ser gestora de projeto (na ALERT), para depois trabalhar numa equipa de consultoria e investigação (no INESC TEC) e para agora liderar equipas (na SONAE).

A SONAE é uma empresa que aposta na inovação, por isso sinto que desse ponto de vista, continuo a conhecer e lidar com temas novos e inovadores, neste caso aplicados à área do retalho. A área que coordeno, dentro da BIT, dedica-se a proporcionar aos nossos 40 mil colaboradores, um posto de trabalho mais produtivo e colaborativo, através da entrega de projetos inovadores na vertente de equipamentos IT e de aplicações e software.

 

Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?

A passagem pelo INESC TEC proporcionou-me conhecer novas áreas de negócio e perceber seus desafios e vicissitudes, após 8 anos dedicada à área da saúde e um mestrado em Inovação pela Universidade do Porto (MIETE).

O INESC TEC também me permitiu conhecer mais de perto o ecossistema de inovação nacional e internacional, quer através do contacto estreito com instituições como a UPTEC, ANI, ANJE, União Europeia, quer através do trabalho feito junto de startups e empresas estabelecidas.

Este conhecimento mais diversificado e académico acrescentou bastante ao meu perfil profissional e levou-me a estar mais à vontade em ambientes inovadores, do qual a SONAE faz parte.

 

Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?

O INESC TEC tem vindo a posicionar-se como instituição de referência, adaptando a sua oferta à procura do mercado e investindo mais na sua marca (ex. Novo site, Comunidade INESC TEC).

Next Post
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal