João Basílio, EDP Distribuição, Gestor de Projetos na Unidade de Automação e IoT

  • Anos em que entrou e saiu do INESC TEC: 2016 a 2018
  • Centro do INESC TEC onde trabalhou:  Centro de Sistemas de Energia (CPES), colaborando em projetos europeus e de consultoria.

 

O que é que tem feito profissionalmente desde que saiu do INESC TEC?
A minha saída do INESC TEC aconteceu porque surgiu a oportunidade de trabalhar para a EDP Distribuição, para um departamento que se enquadrava nos meus objetivos profissionais. Desde novembro de 2018, que integro uma pequena equipa responsável por projetos de inovação aplicados aos diferentes níveis de tensão da rede de distribuição de energia elétrica.

Após alguns meses, o meu foco virou-se para a baixa tensão, mas não só, pois a parte mais interessante do meu novo cargo é a gestão de projetos de consultoria prestados pelo INESC TEC. Com isto, tenho oportunidade de trabalhar em conjunto com os meus antigos colegas e coordenadores.

Como é que o trabalho no INESC TEC contribuiu para uma nova fase profissional?
Quando ingressei no INESC TEC, ia com uma visão completamente diferente do que acabou por ser a experiência. No início, a ideia de ser investigador passava pela escrita de artigos e pela participação em projetos europeus, mas, com o tempo e com a minha atitude, o meu trabalho foi mais orientado para projetos de consultoria, e foi com a participação em projetos de consultoria prestados à EDP Distribuição que surgiu o interesse em dar um passo a nível profissional. Sem dúvida que a minha experiência adquirida no INESC TEC e todo o networking criado à volta dos projetos alavancaram a minha evolução profissional. E as “portas abriram-se” com mais força.

Quando pensa no INESC TEC, o que lhe vem à memória?
Desafios, amigos, faculdade, casa.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal