RADAR – Robô Autónomo para Desinfeção em Ambiente hospitalar

O RADAR é um dos projetos desenvolvidos pelo INESC TEC que foram aprovados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do concurso Research 4 COVID-19. Este robô autónomo vai ajudar, através de sensores e lâmpadas ultravioleta, na desinfeção de espaços em unidades hospitalares, aeroportos e empresas.

RADAR

O protótipo já está finalizado e encontra-se em fase de testes. O robô terá navegação autónoma, ou seja, será capaz de se localizar e de navegar pelas salas contaminadas, monitorar a presença de pessoas no ambiente, e realizar o processo de desinfeção de forma autónoma. A arquitetura é modular e adaptável a diferentes plataformas robóticas já existentes.

O procedimento de desinfeção levado a cabo pelo robô será realizado de forma sistemática e ininterrupta, gerando ganhos de qualidade na eficácia da desinfeção, e produtividade ao permitir redirecionar recursos humanos para outras tarefas.

Este sistema garante uma desinfeção do ar e de superfícies com eficiência de até 99.9%, prevenindo e reduzindo a transmissão de doenças infeciosas causadas por microrganismos. Tem várias vantagens, face a uma desinfeção convencional, tais como reduzir a exposição dos prestadores de serviços a produtos tóxicos e corrosivos e não deixar resíduos químicos.

Acresce que, ao utilizarem este robô para desinfeção, os profissionais de saúde e prestadores de serviços ficam menos expostos a produtos tóxicos e corrosivos, utilizados nos procedimentos de desinfeção tradicionais.

Entidades

Coordenação:

  • INESC TEC

Parceiros:

  • Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)
  • Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ)
  • Hospital de São Martinho, em Valongo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal