Ana Rebelo (CTM)

“A Coordenação do CTM propõe para “Fora de Série” a investigadora Ana Rebelo. Esta nomeação é sustentada pelo excelente contributo da Ana na liderança da equipa responsável pela organização da escola de verão visum (VISion Understanding and Machine intelligence summer school). A visum, que este ano comemora a 7ª edição, consolidou-se como um evento científico de referência, atraindo um número significativo de participantes, quer da academia, quer da indústria. A visum tem vindo a renovar-se, inovando as suas atividades a cada edição do evento, bem como continuando a promover a participação de oradores de referência internacional nas áreas de visão computacional e aprendizagem automática. Para o centro, estes eventos ajudam a dar visibilidade às competências que possuímos na área, reforçar a imagem de excelência e os laços com a indústria e parceiros científicos. Tudo isto se deve a um conjunto de pessoas que tem trabalhado como equipa de uma forma brilhante, sempre sob a coordenação da Ana.”

 

Como é que surgiu a oportunidade de trabalhar no INESC TEC?

Com uma tese apresentada pelo Professor Jaime Cardoso à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que me permitiu realizar o meu projeto de final da minha licenciatura em 2007.

Trabalhar no INESC TEC com uma pessoa tão brilhante e humana como o Professor Jaime Cardoso durante 12 anos tem sido uma experiência incrível. Tem me permitido aprender imenso e crescer cientifica e pessoalmente.

Como é o dia-a-dia no CTM?

Gestão de projetos/atividades, orientação de alunos e investigação.

A nomeação destaca o papel na organização da escola de verão VISUM. Como é que foi desempenhar este trabalho?

Organizar a VISUM durante 7 anos dentro do grupo de investigação VCMI, criado e orientado pelo Professor Jaime Cardoso, tem sido um privilégio, um enorme gosto e um grande desafio. É incrível as competências não só científicas como ainda pessoais que este grupo possui. Quero salientar que a VISUM é um trabalho em equipa e que nada disto seria possível sem os restantes colegas. E como um deles notou é o verdadeiro team building durante essa semana intensa de trabalho.

Citando um artigo que li há pouco tempo: “As pessoas boas não trabalham apenas por salário. Elas querem contribuir para o sucesso, querem fazer a diferença e receber reconhecimento”. E eu tenho de facto muito orgulho nas equipas VISUM! O profissionalismo de todas elas tem sido impressionante.

Não desfazendo as colaborações dos anos anteriores, gostaria mesmo assim de destacar a deste ano. A Sara Oliveira pelo seu enorme esforço em criar o merchandising personalizado da VISUM, pela excelente gestão das nossas redes sociais e a sua preciosa ajuda na logística. E a equipa do projeto, coordenada pelo Diogo Pernes e composta pelo Eduardo Meca, João Pinto, Wilson Silva e Ricardo Araújo. Compromisso e dedicação são os melhores adjetivos para o trabalho desenvolvido. Muito obrigada a todos.

Muito obrigada à coordenação CTM por permitir e apoiar a organização desta escola de verão VISUM.

Quais são os planos para o futuro?

Continuar como investigadora no grupo do VCMI. Continuar na organização desta escola de verão VISUM.

 

Next Post
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal