Henrique Teixeira e João Vieira Silva (CPES)

1. O vosso percurso no INESC TEC já remonta há muitos anos. Como é que começou esta jornada?

Henrique Texeira: O meu primeiro contacto com o INESC TEC, na altura INESC Porto, remonta a 2009, quando participei numa bolsa de integração à investigação durante o 4º ano de faculdade, cujo objetivo foi o desenvolvimento de testes padrão para relés numéricos de proteção. Em 2012, já após a conclusão do curso, dei início à minha vida profissional integrando a família INESC TEC, mais concretamente no CPES, onde tenho aprendido bastante e crescido outro tanto (não literalmente), superando-me constantemente.

João Silva: Corria o ano de 2014 quando este percurso no INESC TEC começou e coincidiu com o final de uma outra etapa, a do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Nessa altura, o meu ingresso no CPES esteve em muito relacionado com dois fatores: conhecer melhor o mundo da investigação e continuar a minha formação, desta vez para atingir o grau de doutorado. Passados estes anos, a perspetiva mudou consideravelmente pois já não vejo esta aventura como uma experiência, mas sim como algo sustentado, na qual quero investir cada vez mais. Em retrospetiva, não tenho dúvidas de que, na altura, tomei a melhor a decisão. A nível pessoal e profissional, estes quase cinco anos permitiram-me evoluir de uma maneira que não imaginava. Assim sendo, só tenho de agradecer àqueles que um dia em mim acreditaram.

2. Como é que descrevem o dia-a-dia de trabalho no CPES?

Embora não conheçamos outra realidade, pois todo o nosso percurso profissional está associado ao CPES, achamos difícil que se consiga encontrar melhor. Quando existe uma equipa capaz de vestir a camisola com compromisso e seriedade, mas ao mesmo tempo com boa disposição, estão reunidas as condições para o sucesso. Acreditamos, pois, que a criação de laços com as pessoas com que todos os dias convivemos influencia positivamente o bem-estar e, consequentemente, a produtividade de cada um. Dito isto, o dia a dia de trabalho no CPES pode ser resumido como um conjunto de pessoas que se dedica de corpo e alma às causas, mas que não descura um bom momento de convívio, por muito curto que seja.

3. Pedimos finalmente que comentem a nomeação feita pela Coordenação do CPES:

“O CPES candidata os investigadores João Vieira Silva e Henrique Teixeira a Fora de Série de junho, pelo excelente trabalho que têm desenvolvido no âmbito do projeto InteGrid, um dos projetos europeus mais relevantes do INESC TEC.

Aproximando-se a fase de demonstração do projeto, destaca-se, no mês de maio, o papel fundamental de ambos os investigadores para o sucesso do projeto, não só ao nível do desenvolvimento e integração das ferramentas pelas quais são responsáveis, mas especialmente pelo empenho e contribuições positivas durante todas as reuniões com os restantes parceiros do projeto, quer a nível nacional (EDP), quer internacional (CyberGrid, GE, AIT).

Estas contribuições não só salientam as competências do CPES e do INESC TEC perante parceiros externos, mas também se têm revelado essenciais por forma a planear, antecipar e minimizar possíveis problemas de integração entre todas as ferramentas (INESC TEC e externas) de ambos os demonstradores (Eslovénia e Portugal).”

Foi com grande satisfação e surpresa que recebemos esta nomeação. Resta-nos apenas deixar uma palavra de especial agradecimento, pois se hoje estamos a recebê-la é porque um dia acreditaram nas nossas capacidades e nos deram tempo para evoluir e formar. Quanto ao projeto em si, tem sido sem dúvida alguma muito desafiante. São projetos como o InteGrid que nos levam a ultrapassar os nossos próprios limites e a evoluir enquanto profissionais. Contudo, este nosso sucesso não se deve exclusivamente a nós, mas resulta do esforço de uma equipa cujos elementos não podíamos deixar de mencionar: Jorge Pereira, Ricardo Bessa, Ricardo Andrade, André Garcia, Carlos Pereira e Luiz Oliveira. Por isso, este reconhecimento é também deles.

 

Next Post
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal