Rafael Arrais (CRIIS), Patrícia Vale (CPES) e José Nuno Oliveira (HASLab)

“Propomos para extraordinário o Rafael Arrais pelo excelente desempenho demonstrado em diversos projetos e que são de grande importância para o centro, nomeadamente o Scalable4.0, o Fasten, e o HORSE. Salientam-se as capacidades científicas e técnicas, a capacidade de desenvolvimento de uma linha de investigação estrutural para o Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) com elevada integração com outro centro do INESC TEC, o Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), e finalmente a grande autonomia na gestão de projetos, com especial destaque para a performance na gestão da participação do INESC TEC no projeto HORSE, onde teve uma intervenção relevante em todas as fases do projeto – escrita da proposta, execução técnica, execução financeira, disseminação – com excelentes resultados.”

Coordenação do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS)

 

– Descreva sucintamente em que consistiu a sua participação nos projetos mencionados: Scalable4.0, o Fasten, e o HORSE.

A minha participação nos projetos ScalABLE4.0 e FASTEN surge na sequência do trabalho desenvolvido no projeto STAMINA no âmbito da integração vertical entre robôs e sistemas de gestão industrial de alto nível, em parceria entre o CRIIS e CESE.

No projeto ScalABLE4.0 tenho ajudado a desenvolver o Open Scalable Production System (OSPS), uma referência de arquitetura e framework de software transversal para a digitalização da produção industrial, que é o principal alvo de estudo do meu doutoramento em fase de conclusão. No projeto ScalABLE4.0, o OSPS está a ser aplicado em dois casos de estudo para a indústria automóvel, no grupo Simoldes e no grupo PSA Peugeot Citroën.

No projeto FASTEN, para além da aplicação do OSPS em outros dois casos de estudo, na Embraer Portugal e ThyssenKrupp Brasil, sou ainda responsável pela coordenação do desenvolvimento de um manipulador móvel no lado Europeu do projeto.

Quanto ao projeto HORSE, coordenei a participação do INESC TEC no demonstrador FLEXCoating, que desenvolveu uma célula robótica colaborativa para a pintura e revestimento de objetos metálicos complexos e de grandes dimensões, com aplicação industrial na empresa FLUPOL.

– Que outros projetos INESC TEC tem no horizonte?

Irei continuar o desenvolvimento do OSPS e a dar suporte à sua utilização em demonstradores industriais de outros projetos do INESC TEC (MANUFACTUR4.0, D4Manufacturing).

Em paralelo, tenho também coordenado o projeto ROBIN, um Focused Technical Project (FTP) inserido numa Open Call do projeto Europeu ROSIN, que visa o desenvolvimento, melhoria e suporte de um conjunto de módulos de software que irá facilitar comunicações bi-direcionais, de forma fácil, rápida e segura, entre robôs e equipamentos de automação.

Participo ainda no projeto SAFER, que visa aumentar a segurança e fiabilidade de robôs através da aplicação de um conjunto de técnicas de análise formal de software com o intuito de melhorar a qualidade do código fonte desenvolvido no domínio da robótica.

– Como comenta esta nomeação?

Gostaria de agradecer a nomeação e todas as oportunidades profissionais dadas pela coordenação do centro. Gostaria também de agradecer aos meus colegas do CRIIS e CESE, em especial aqueles que fazem parte da minha equipa e que têm o difícil trabalho de suportar o desenvolvimento técnico. Sem o envolvimento, sentido de responsabilidade e dedicação de todos, não seria possível atingir estes resultados pessoais assim como garantir o sucesso da execução dos projetos.

 

Patrícia Vale

«O CPES indica a Patrícia Vale para extraordinária do mês de outubro de 2019, pelo desempenho excecional que teve no desenvolvimento da aplicação do FEEdBACk, onde participou desde o design até à parte mais técnica de operacionalização com a base de dados e seleção de mensagens a enviar aos utilizadores. Uma parte considerável do trabalho acabou por acumular-se no mês de outubro, embora o esforço tivesse começado muito antes.

Ao mesmo tempo, trabalhou de forma irrepreensível na disseminação de todas as atividades do projeto e na organização do evento de lançamento. Fez isto tudo enquanto também se ocupava de toda a imagem do projeto AmBIENCe, do website e das redes sociais».

 Coordenação do Centro de Sistemas de Energia (CPES)

 

– Descreva sucintamente a sua participação nos projetos mencionados: FEEdBACk e AmBIENCe.

Em ambos os projetos estou a desenvolver tarefas ligadas ao work package de comunicação e disseminação. No entanto, uma vez que os projetos se encontram em estágios diferentes, os desafios divergem em alguns pontos. O AmBIENCe, com início em junho 2019, encontra-se numa fase muito inicial, pelo que as tarefas se prendem com o desenvolvimento de materiais de comunicação, como o vídeo, e o lançamento do website e redes sociais. Por sua vez, o FEEdBACk “nasceu” quase no momento em que cheguei ao INESC TEC e, por isso, conta já com dois anos! Recentemente, lançámos a ECOplay, a aplicação do projeto, no INESC TEC e, nesse sentido, as atividades de comunicação mais recentes (cartazes, vouchers, redes sociais, vídeos, …) tiveram enfoque no convite de todos os utilizadores para o evento de lançamento e engagement dos mesmos. Contribuí também no desenvolvimento desta aplicação, desde o design, à escrita de mensagens.

 

– Que outros projetos ou áreas de trabalho se perfilam no INESC TEC?

No início deste mês abracei um novo desafio! Estou a colaborar com o Serviço de Comunicação do INESC TEC (SCOM), na gestão das redes sociais institucionais. No entanto, mantenho-me ligada ao CPES, na comunicação e disseminação dos projetos descritos na questão anterior.

 

– Como comenta esta nomeação?

Desde a minha chegada ao INESC TEC que sinto o meu esforço e trabalho reconhecidos pelos que trabalham junto de mim. Nem sempre estou “no meu melhor”, é certo, mas quando dou “o litro”, sei que valerá a pena. A valorização é importante neste caminho e sei que não deve ser tomada como um ponto de chegada. Por isso, esta nomeação é mais um “boost” para que consiga fazer mais e melhor. As pessoas que investiram “tempo” (tão precioso neste instituto) na minha formação – Joana Coelho, Joel Soares, André Madureira, António Barbosa, Nilufar Neyestani e tantos mais –  merecem-no.

 

José Nuno Oliveira

A nomeação deve-se ao seu extraordinário trabalho na organização do Congresso Mundial de Métodos Formais, que decorreu entre 7 e 11 de outubro, na Alfândega do Porto, evento que incluiu nove conferências e 16 workshops, mais de 30 voluntários na organização, e que teve no total cerca de 600 participantes. O congresso foi um grande sucesso e foi definitivamente o evento mais relevante do HASLab no ano de 2019.

 Coordenação do Laboratório de Software Confiável (HASLab)

Descreva sucintamente a sua participação na organização do Congresso Mundial de Métodos Formais.

Eu faço parte da Associação Formal Methods Europe (FME) que, há mais de 30 anos, promove uma série de simpósios nesta área científica. De 10 em 10 anos, o simpósio toma a forma de congresso mundial, como foi o caso deste. Tenho colaborado regularmente na comissão científica do simpósio, de que fui co-chair na edição de 2001, em Berlim, juntamente com Pamela Zave (AT&T). Desde essa altura, fui várias vezes sondado para organizar o simpósio em Portugal, mas outros envolvimentos do grupo de FM a que pertenço (nomeadamente a organização da ETAPS, em Braga, em 2007) foram deferindo esse compromisso. Em março de 2017, o Scientific Advisory Board (SAB) do INESC TEC recomendou ao HASLab que investisse na sua projeção internacional, nomeadamente através da organização de eventos científicos com elevada visibilidade. Pareceu-nos logo que a organização do 3º congresso mundial FM’19, para a qual já tínhamos sido sondados, era uma boa oportunidade para seguirmos essa recomendação do SAB.

 

Como comenta esta nomeação?

A organização do FM’19 foi obra coletiva de uma comissão organizadora altamente motivada, com elevado sentido de responsabilidade e muito apoiada pela estrutura do INESC TEC, sem a qual nada teria sido possível. Tive o maior prazer em estar à frente desse grupo, ao qual obviamente estendo esta nomeação.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal