Assembleia Geral do INESC P&D Brasil aprovou Plano Estratégico e Orçamento para 2020

No dia 6 de março, na cidade de São Paulo, foi realizada a Assembleia Geral ordinária do INESC P&D Brasil, que aprovou, por unanimidade, o Plano Estratégico relativo ao ano de 2020. Foram apresentadas as metas principais da instituição para este ano, que consistem na consolidação, crescimento e internacionalização, consolidando um novo paradigma de gestão de ciência no Brasil, através da cooperação multi-institucional, multidisciplinar e visando a transferência de tecnologia.

A Direção cessante apresentou o Relatório de Atividades de 2019 e o Plano Orçamental para 2020, que foram aprovados unanimemente. Os dados mais relevantes são: o crescimento exponencial da atividade, traduzindo-se em anos sucessivos de duplicação do orçamento, com igual previsão de duplicação para 2020; o resultado positivo do exercício de 2019, consolidando anos sucessivos de excedente; a consolidação institucional, pela admissão de novas universidades na condição de associados; e o sucesso da internacionalização, em parceria com empresas brasileiras, através da participação em projetos da União Europeia.

O INESC TEC apresentou aos restantes associados os seguintes nomes para membros da nova Direção do INESC P&D Brasil: Vladimiro Miranda, como Diretor Presidente do INESC P&D Brasil, Alexandre Rocco, Professor da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), como Diretor Executivo, Mauro Rosa, Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como Diretor Ciência e Tecnologia e Roberto da Piedade Francisco, Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), como Diretor. Tendo esta proposta sido aprovada, por unanimidade, os mesmos foram eleitos e tomaram posse, devendo exercer o mandato pelo prazo de dois anos.

Foi aprovado um voto de louvor à Direção cessante, pelo trabalho desenvolvido ao longo do mandato. João Claro, o Presidente da Comissão Executiva do INESC TEC, apresentou soluções para problemas referentes ao INESC P&D Brasil e às universidades parceiras. Foi igualmente aprovado um voto de louvor ao Conselho Fiscal, pelo apoio dado à instituição.

A admissão de novos associados foi aprovada, unanimemente, alguns na categoria de fundadores e outros na categoria de associados institucionais, sendo mandatada a Direção para a conclusão dos processos.

Na Assembleia Geral ordinária, estiveram presentes os representantes de todos os associados (dois por videoconferência), compreendendo reitores e pró-reitores, ou os seus delegados, assim como o CEO do INESC TEC.

Recorda-se que os atuais associados da pessoa jurídica INESC P&D Brasil são: Universidade Federal de Goiás (UFG); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e o INESC TEC.

Além destas organizações, encontram-se ainda cerca de dez universidades brasileiras integradas na Rede INESC Brasil, com vínculo por convénio, estando já algumas das quais numa fase de transição para a figura de associados.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal