Conferência organizada pelo INESC TEC atrai investigadores e empresas de renome nas áreas da Biometria e Forense

A oitava edição da “IWBF 2020 – International Workshop on Biometrics and Forensics” foi organizada pelo INESC TEC, em parceria com o Norwegian Biometrics Laboratory da Norwegian University of Science and Technology (NTNU) e European Association of Biometrics (EAB). Realizada virtualmente, nos dias 29 e 30 de abril, contou com 30 participantes, de 15 países diferentes.

Nomes bem conhecidos das áreas de Biometria e Ciências Forenses – como Christoph Busch (NTNU, Hochschule Darmstadt, Fraunhofer IGD), Mark Nixon (Universidade de Southampton, Reino Unido), Massimo Tistarelli (Universidade de Sassari, Itália), Lena Klasén (Serviço de Polícia da Suécia, Universidade de Linköping) e Hugo Proença (Universidade da Beira Interior) , bem como os oradores principais: Peter Eisert (Universidade Humboldt de Berlim, Fraunhofer HHI) e Zeno Geradts (Instituto Forense da Holanda, Universidade de Amesterdão) – marcaram presença na oitava edição da IWBF .

Não fossem os desafios da COVID-19, seria a primeira vez que a cidade do Porto receberia alguns destes e outros nomes, nesta conferência internacional.

Do lado do INESC TEC, uma equipa formada por elementos do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) – Jaime Cardoso (coordenador do Centro), Ana Filipa Sequeira, Sara Oliveira, João Pinto, Ana Rebelo e Renata Rodrigues – esteve à “distância de um link de Zoom” nos passos que precederam à concretização da conferência.

Ana Filipa Sequeira, responsável pela organização do evento, salienta a importância do trabalho de equipa na superação dos desafios contextuais: “Formámos uma frente unida perante um grupo de participantes de vários pontos da Europa e também dos EUA, da Índia e de Hong Kong!”.

Investigador do INESC TEC venceu “Computers Journal Best Paper Award”

No total, o evento contou com 27 artigos aceites – que na conferência foram divididos em 17 apresentações orais e dez posters – e ainda com a apresentação de dois casos práticos (demos) e uma sessão de Doctoral Consortium.

Entre estes, foram destacados os melhores trabalhos em três categorias: “Computers Journal Best Paper Award”; “Most Remarkable Oral Presentation”; “Most Captivating Poster Presentation”.

João Pinto foi o vencedor do Best Paper Award
João Pinto foi o vencedor do Best Paper Award

“Secure Triplet Loss for End-to-End Deep Biometrics”, da autoria dos investigadores do INESC TEC, João Pinto e Jaime Cardoso, do CTM, e Miguel Correia, do Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER), venceu o prémio de melhor artigo científico (“Computers Journal Best Paper Award”).

O artigo vencedor propõe uma reformulação da triplet loss, bem conhecida no mundo das redes neuronais, para garantir a segurança de dados pessoais armazenados em sistemas biométricos. Modelos baseados em deep learning podem, assim, sem perdas de performance nem processos adicionais de encriptação ou hashing, garantir a cancelabilidade dos dados biométricos. Ou seja, estes métodos vêm permitir a identificação biométrica de um individuo sem tornar vulnerável a informação original, como a fotografia do rosto que, uma vez comprometida, nunca mais poderá ser revogada.

Ana Filipa Sequeira faz um balanço positivo do evento de dois dias: “O retorno que recebemos dos participantes foi extremamente positivo e arrisco-me a dizer que este desafio foi superado com muito sucesso”.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FEUP e à UPT.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal