Empreendedores com selo INESC TEC destacados no ranking “30 under 30” da Forbes

Joana Paiva e Luís Valente, co-fundadores da iLoF – Intelligent Lab on Fiber, uma spin-off do INESC TEC que promete revolucionar a deteção de doenças, foram destacados na lista dos jovens mais promissores da Europa da revista Forbes.

Incluídos num grupo de 300 eleitos, Joana Paiva, investigadora colaboradora do Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER) do INESC TEC, juntamente com Luís Valente, antigo investigador também do INESC TEC, fundaram a iLoF em 2019 e são dois dos jovens empreendedores destacados no ranking da revista e, em concreto, na categoria Science & Healthcare. “A iLoF ser distinguida na categoria de ciência e saúde significa muito para nós, especialmente nestes tempos incertos em que tantos dos nossos cientistas lideram uma batalha contra um inimigo comum. É, sem dúvida, um orgulho para nós e para toda a equipa”, destacam Joana e Luís.

iLoF: o sistema que vai fazer frente ao Alzheimer

Para combater a doença de Alzheimer, a iLoF recorre a um sistema portátil que serve de arquivo a impressões digitais de várias doenças neurodegenerativas e permite testes rápidos e pouco invasivos em doenças como o Parkinson ou tumores cerebrais, usando apenas microlitros de sangue.

A iLoF, atualmente incubada na Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), utiliza inteligência artificial e fotónica  e permite reduzir os custos e tempo de desenvolvimento de medicamentos. A startup foi fundada em 2019 e já levantou mais de 2 milhões de euros de investimento.

Luís Valente, CEO da iLoF, e Joana Paiva, CTO da iLOF, na Web Summit 2019 (DR: iLoF)

O leque de distinções

Há quatro anos que a revista norte-americana Forbes elege os jovens mais promissores da Europa e os reúne na lista “30 under 30”, considerando várias categorias, nomeadamente, Manufacturing & Industry, Science Healthcare e Social Entrepreneurs.

Para a equipa da iLoF, “esta distinção é, sem dúvida, uma validação da importância da visão por de trás da plataforma iLoF e do seu enorme potencial para transformar a forma como a estratificação e deteção é realizada”. “É também um sinal de reconhecimento do trabalho de toda a equipa e parceiros e servirá seguramente para acelerar ainda mais a ida para o mercado da plataforma iLoF e o seu impacto na sociedade”, acrescentam Joana e Luís.

A lista deste ano é resultado de milhares de recomendações internacionais e de meses de investigação, que termina com uma lista de 300 jovens com 30 anos ou menos, distinguidos em 10 indústrias e oriundos de 32 países europeus.

De referir que Joana Paiva foi também distinguida pela Universidade do Porto com o Prémio Cidadania Ativa 2020, um prémio destinado aos membros da comunidade estudantil que, ao longo do último ano, mais se destacaram no desenvolvimento de atividades extracurriculares de cidadania. Pelo trabalho desenvolvido na iLoF, Joana Paiva torna-se a vencedora do Prémio na vertente de Empreendedorismo.

A iLoF conta ainda com mais prémios e distinções, entre os quais, Altice Innovation Award, Born from Knowledge Awards e EIT Health Wild Card Competition.

A investigadora do INESC TEC mencionada na notícia tem vínculo ao CIM/FMUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal