Antigos investigadores INESC TEC selecionados para programa Marie Skłodowska-Curie Actions

Dois antigos investigadores INESC TEC – Carolina Marcelino e Phillipe Vilaça Gomes –  foram, recentemente, selecionados por programa europeu destinado a apoiar o desenvolvimento de estudos e projetos na área da energia.

Carolina Marcelino, investigadora no Centro de Sistemas de Energia (CPES) de janeiro a julho de 2014, foi galardoada com uma bolsa no âmbito do programa Marie Skłodowska-Curie Actions cofinanciado pela União Europeia – H2020-MSCA-COFUND. A candidatura com um trabalho na área da energia permitiu o acesso a um contrato no valor de € 4.500 mensais por dois anos, para desenvolver o projeto intitulado Multiobjective And Decision Making Methodology To Solve Optimal Power Flow Problems: An Approach Applied To Hybrid Microgrid Systems. A Universidade de Alcalá, situada na comunidade autónoma de Madrid, será a instituição de acolhimento para o desenvolvimento deste trabalho.

Já, em 2013, altura em que trabalhava como investigadora no CPES, a Carolina Marcelino ganhou o prémio “Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade 2013”, na categoria “Processos eficientes para redução do consumo de água e energia”, pela dissertação de mestrado Otimização de um Sistema de Controle Conjunto de Geração de Energia Hidrelétrica com o emprego de Inteligência Computacional. Nessa altura, a distinção foi atribuída pelo governo brasileiro, através da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e da empresa Vale S.A..

Phillipe Vilaça, que colaborou com o INESC TEC entre setembro de 2017 e outubro de 2019, também foi selecionado no âmbito do programa Marie Skłodowska-Curie Actions para desenvolver atividades de investigação relacionadas com o tema TransFlex – Transmission flexibility planning for energy transition: Making smart decisions under uncertainty, na Universidade Rey Juan Carlos, uma universidade pública, situada em Madrid.

Atualmente, a Carolina Marcelino é professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Phillipe Vilaça é professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O programa Marie Skłodowska-Curie Actions visa apoiar investigadores em todas as etapas de suas carreiras, independentemente da idade e nacionalidade, assim como fomentar a cooperação entre a indústria e as instituições universitárias de forma a melhorar a empregabilidade e o desenvolvimento da carreira cientifica.

A bolsa de estudos Marie Curie Fellow é uma das mais pretendidas concedidas a investigadores de todo o mundo, garantindo financiamento a projetos de várias áreas, da física à linguística, ou das ciências da saúde aos modelos matemáticos.

 

 

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal