INESC P&D Brasil encerra com sucesso projeto para automação de rede elétrica

Um workshop assinalou o fim do projeto RADAR – “Novos Elementos de Automação de Rede, com Funções Avançadas de Inteligência Distribuída”, num evento que contou com a participação de representantes da EDP Brasil, empresa financiadora, de investigadores associados ao INESC P&D Brasil e de membros da direção do INESC P&D Brasil. Também compareceram representantes da empresa parceira de base tecnológica do projeto, a STPTec.

O objetivo do projeto, integralmente atingido, foi o desenvolvimento de um protótipo de religador para atuação em média tensão, com aspetos construtivos inovadores, capaz de receber nativamente funções de proteção e controle típicas do âmbito das redes inteligentes. O desenvolvimento de tais funções também foi objetivo do projeto, bem como a criação de um laboratório de prototipação, inaugurado em maio de 2019, o PRO P&D. Os softwares inteligentes e o equipamento, juntos, deverão resolver problemas hoje presentes nas redes de distribuição, especificamente na redução dos tempos de indisponibilidade (interrupções de fornecimento).

O projeto “Novos Elementos de Automação de Rede, com Funções Avançadas de Inteligência Distribuída” é financiado pela EDP Brasil no ambiente regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil (ANEEL). A execução e gestão da investigação foram realizadas pela STPTec e pelo INESC P&D Brasil.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal