INESC TEC coorganizou workshop sobre interpretabilidade de algoritmos de inteligência artificial

No dia 4 de outubro, o Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC coorganizou o Workshop on Interpretability of Machine Intelligence in Medical Image Computing (iMIMIC), sobre a interpretabilidade de algoritmos de inteligência artificial. Esta iniciativa decorreu no âmbito da conferência MICCAI 2020, um dos mais importantes eventos sobre imagem médica e cirurgia assistida por computador, que teve lugar entre os dias 4 e 8 de outubro. Um dos principais objetivos deste workshop era abordar as oportunidades e os desafios na área da interpretabilidade de sistemas de Machine Learning.

Jaime Cardoso, coordenador do CTM e docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, foi um dos responsáveis pela organização do workshop, contando com o apoio de Wilson Silva e Ricardo Cruz, ambos membros integrantes do mesmo centro.

O programa do workshop incluiu keynote speeches de especialistas na área da interpretabilidade e do Machine Learning, bem como apresentações de diversos papers submetidos previamente. Foi também promovido um espaço de discussão e brainstorming, para que os participantes pudessem discutir alguns dos temas mais importantes da conferência.

De acordo com Jaime Cardoso, este workshop “foi revelador da dinâmica da área, do potencial e das virtudes destas abordagens. Com mais de 80 participantes, foi possível conversar sobre diversas aplicações da inteligência artificial interpretável, quer no diagnóstico e melhoria do próprio algoritmo de IA, quer para fornecer informação complementar ao utilizador. Esta temática está a ser explorada em diversos projetos a decorrer no CTM, com aplicações nas áreas médica e biométrica, onde a questão da transparência da decisão se coloca de forma enfática”.

Para além do INESC TEC, o workshop contou com o apoio da revista Machine Learning and Knowledge Extraction, da Universidade de Coimbra, do CISUC – Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Os investigadores INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FEUP e à FCT.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal