INESC TEC desenvolve plataforma de reutilização de energia térmica

O Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC está a trabalhar numa plataforma que ajudará os utilizadores a determinar custos e benefícios relacionados com o excesso de calor/frio e definir requisitos de condições de implementação de soluções promissoras. O projeto chama-se EMB3Rs e promete contribuir para a reutilização e/ou comercialização do excesso de energia térmica dentro de um processo industrial ou no âmbito de redes de calor em mercados regulados e liberalizados.

O projeto EMB3Rs, financiado pela União Europeia (Horizonte 2020), resulta de um consórcio constituído por agências, empresas, universidades e centros de investigação europeus e visa desenvolver uma plataforma modular open source para a simulação de cenários de oferta-procura para a recuperação e reutilização de excesso de calor e frio. A plataforma, ainda em fase inicial de execução, permitirá utilizadores industriais, entre outros, explorar e avaliar a exequibilidade de novas tecnologias e modelos de negócio no âmbito da utilização do excesso de calor/frio.

O contributo do INESC TEC

O CPES contribuirá com o desenvolvimento de módulos associados a modelos de negócio inovadores para a troca de energia térmica em ambiente de comunidades energéticas locais. Mais precisamente, a este centro INESC TEC caberá o desenvolvimento de mercados peer-to-peer (P2P) para a troca de energia térmica num parque industrial e residencial.

O objetivo do trabalho do CPES passa por habilitar os utilizadores da plataforma a simular novos modelos de negócio considerando o reaproveitamento da energia térmica quer para consumo industrial, quer para consumo doméstico. Deste modo, diferentes tecnologias de reaproveitamento de energia térmica poderão ser comparadas e analisadas em diferentes modelos de negócio, considerando legislação distinta, podendo gerar poupanças, aumentar receitas e melhorar a eficiência do sistema.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal