INESC TEC envolvido na produção de viseiras para profissionais de saúde

No contexto da pandemia de COVID-19, vários investigadores do INESC TEC estão envolvidos na produção de viseiras, que têm sido distribuídas pelos hospitais de São João, Santo António, Gaia-Espinho, Pedro Hispano e centros de saúde da região Norte. Estas viseiras, fabricadas por impressão 3D, servem para a proteção de profissionais de saúde, que combatem a pandemia.

Na iniciativa estão envolvidos João Pedro Basto, Narciso Sobral e João Bastos, do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), Carlos Almeida, do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS), João Pedro Ramos, do Centro de Sistemas de Energia (CPES) e Luís Carlos Coelho, do Centro de Fotónica Aplicada (CAP).

A contribuição do INESC TEC consistiu na otimização dos modelos 3D, na sua impressão e na logística do processo. Antecipando o aumento da escala da iniciativa, o CESE desenvolveu um sistema de informação e apoio à decisão para o planeamento da produção e distribuição dos produtos impressos, os suportes de viseiras e zaragatoas.

Globalmente, esta iniciativa está a ser coordenada pelo Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), e pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), contando ainda com o apoio de investigadores ligados à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), estudantes e diversas empresas.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e ao P.Porto-ISEP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal