INESC TEC firma laços de cooperação com a Índia pelo progresso científico e tecnológico

Goa foi o local escolhido para a assinatura, em fevereiro, de vários acordos de cooperação entre o INESC TEC e várias entidades indianas de Delhi, Chennai e Goa. Numa cerimónia, presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo Chefe do Executivo de Goa, Pramod Sawant, foram lançadas várias iniciativas de extrema importância para o desenvolvimento científico e tecnológico dos dois países.

Os acordos de cooperação visam acelerar o progresso científico português e indiano, através de uma aliança estruturada com os melhores parceiros académicos da Índia, incluindo I&D e intercâmbio de recursos humanos; mas também criar uma nova base, em convergência com parceiros em Goa, para explorar o potencial do modelo de gestão do INESC TEC na inovação e transferência de tecnologia e na criação de valor social e económico na Índia, com comparticipação portuguesa.

Concretamente,  estão já formalizados acordos com as duas escolas de engenharia mais prestigiadas (nºs 1 e 2 do ranking NIRF do Governo da Índia) – o IIT Madras (Indian Institute of Technology Madras) e o IIT Delhi (Indian Institute of Technology Delhi) – e foi constituída uma aliança em Goa, através de uma iniciativa designada CEMENT – Cooperation for Excellence in Marine Exploration and Navigation Technologies, juntando, ao INESC TEC, três institutos de I&D (NIO, NCPOR e TERI), uma universidade (IIT Goa) e uma empresa (Goa Shipyard Ltd).

Os acordos de cooperação permitem esperar a constituição em Goa de um polo de excelência Indo-Português em tecnologias para a exploração dos oceanos e navegação, para o qual contribuem as competências do INESC TEC envolvidas na sua iniciativa TEC4Sea e outras associadas à indústria, energia e computação. De igual modo, as tecnologias robóticas, de sensores e comunicações oceânicas do INESC TEC são especialmente interessantes para potenciar as atividades dos institutos nacionais de I&D da Índia, na área oceanográfica (NIO) e na exploração da Antártida (NCPOR).

A decisão de estabelecer laços de cooperação com a Índia tem três anos e teve por inspiração a fecunda experiência do INESC P&D Brasil. Como explicou Vladimiro Miranda, Diretor Associado do INESC TEC com responsabilidades nas relações Internacionais do instituto, «na Índia não existe uma imagem de Portugal, muito menos como país tecnológico, com exceção de Goa que nos conhece, mas há um espantoso potencial de oportunidades para os dois países». Adiantou ainda o também Presidente do INESC P&D Brasil que «é óbvio que a Índia não é o Brasil, e as soluções de cooperação serão necessariamente diferentes».

De referir que os 13 acordos preparados pelo INESC TEC constituíram mais de um terço dos acordos de cooperação assinados entre organizações portuguesas e indianas, durante a visita do Presidente da República à Índia, em fevereiro.

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.

 

Fotografia: Rui Ochoa, Presidência da República

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal