INESC TEC marca presença no Encontro Ciência 2020

Foi no Centro de Congressos em Lisboa, e num formato híbrido, que decorreu o Encontro Ciência ’20, um evento anual que promove a interação entre investigadores, cientistas, empresários e público em geral sobre temas relacionados com Ciência e Tecnologia. Os dias 3 e 4 de novembro acolheram inúmeras sessões e debates, embora ajustados à situação de pandemia atual, e obrigaram a transformar atividades habitualmente presenciais em espaços digitais disponíveis para todos os participantes.

À semelhança do que aconteceu em edições anteriores, o INESC TEC marcou presença nesta 8ª edição do Encontro Ciência, através de testemunhos em sessões de debate, apresentação de demonstradores tecnológicos e de comunicações científicas.

Seguindo o mote da importância e dos desafios da ciência, da investigação e da inovação na recuperação de Portugal em tempos de pandemia, o Encontro Ciência ’20 pretendeu assim discutir transversalmente de que forma “tornar Portugal e a Europa mais resilientes, mais sociais, mais digitais, mais verdes, mais sociais e mais globais”.

Sessões plenárias em dimensão presencial

Considerando a sua importância para o programa, as sessões plenárias mantiveram o seu espaço, trazendo a debate uma série de temas centrais através de seis sessões ao longo dos dois dias de evento, ainda que transmitidas via streaming para o público em geral.

O INESC TEC marcou a sua presença na sessão plenária intitulada “Ciência em Portugal para uma Europa mais Social e Digital”, na qual Rui Oliveira, Administrador do INESC TEC, fez uma apresentação da aplicação desenvolvida pelo Instituto, a STAYAWAY COVID, explicando o processo que deu origem ao sistema e qual o seu papel no combate à COVID-19.

Atualidade científica discutida em sessões temáticas

Num total de 26 sessões temáticas, o INESC TEC teve a oportunidade de marcar presença em sete, debatendo uma série de diferentes temas.

“Os Desafios da Inteligência Artificial na Máquina do Estado”, no dia 3 de novembro, foi uma sessão moderada por Alípio Jorge, coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC, onde foram discutidas formas de usar a Inteligência Artificial para tornar a Administração Pública mais eficiente e mais próxima dos cidadãos. O mesmo investigador participou também na “Sessão PERIN: Programa Europa Digital e Mecanismo Interligar a Europa (DEP & CEF2)”, onde foi discutido o desafio da transformação digital através do programa Europa Digital.

A sessão intitulada “A rede PERIN — Portugal in Europe Research and Innovation Network, Estratégia para promover a participação nacional nos programas de financiamento europeus nas áreas da Investigação e Inovação, Erasmus, Espaço e Digital” contou com a participação de José Carlos Caldeira, Administrador do INESC TEC, e focou o objetivo de adotar uma estratégia nacional orientada para duplicar, em 2021-2027, a presença Portuguesa nos Programas Europeus face a 2014-2020, e atrair cerca de dois mil milhões de euros de financiamento da União Europeia nas áreas da Investigação e Inovação.

Ainda no dia 3 decorreu o workshop dedicado ao Programa UT Austin Portugal, intitulado “A meeting of minds an ocean apart”, com intervenções de Rui Oliveira (Co-Diretor Nacional do Programa e Administrador do INESC TEC) e de José Manuel Mendonça (Diretor Nacional do Programa e Presidente do INESC TEC). Esta atividade pretendeu dar a conhecer melhor o Programa e os alguns dos mais recentes projetos em curso.
O INESC TEC teve ainda visibilidade através das sessões relacionadas com o tema dos laboratórios colaborativos, em que foram apresentados alguns projetos com liderança ou com participação do Instituto, como por exemplo o ForestWISE ou os coLABs Vines&Wines e VORTEX, respetivamente.

Exposições tecnológicas em formato online

As demonstrações de atividades de I&D este ano foram exclusivamente online e estiveram disponíveis nas plataformas digitais de apoio ao Encontro, sobretudo no site e na app Ciência 2020.

O primeiro demonstrador do INESC TEC mostrou um robô para exploração de minas subterrâneas inundadas, o UNEXMIN, uma tecnologia que consegue, de forma autónoma, fazer mapeamentos 3D e obter dados geológicos que não podem ser recolhidos de outra forma.

Outra tecnologia apresentada pelo INESC TEC foi o sistema robótico de mitigação de derrame de crude que nasceu do projeto ROSM – Robotic Oil Spill Mitigation, que visa a investigação e o desenvolvimento de tecnologia que permite detetar e controlar derrames de óleo em meios marinhos.

Finalmente, um conjunto de soluções baseadas em visão computacional, para o apoio à decisão clínica aplicada ao cancro da mama, foi outra tecnologia dada a conhecer ao público do Encontro, mostrando o software semi-automático que apoia os radiologistas, antes de uma cirurgia, a executar a longa e subjetiva tarefa de encontrar e caracterizar tecidos e vasos sanguíneos.

Comunicações paralelas disponibilizadas no site

As propostas de comunicações para o Encontro Ciência têm como principal objetivo apresentar atividades científicas em curso e resultados recentes, sobretudo relativamente ao último ano, identificando os impactos na agenda científica nacional. Uma vez que esta atividade foi este ano cancelada, apenas foi possível expor online as comunicações que habitualmente seriam apresentadas presencialmente no evento.

Ainda assim, da parte do INESC TEC, foi dado a conhecer aos participantes o projeto SAIL (Space-Atmosphere-Ocean Interactions in the marine boundary Layer) -, um projeto que pretende aprofundar o conhecimento da camada limite marinha através de uma campanha de monitorização inovadora a bordo do navio-escola NRP Sagres durante a sua viagem de circum-navegação em 2020.

Nos momentos de abertura e de encerramento, o Encontro Ciência ’20 contou com as intervenções do Primeiro Ministro, António Costa, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, além de ter sido acompanhado nos dois dias pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

O Encontro Ciência ’20 é promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, e conta com o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

Créditos fotos do evento: página Facebook Encontro Ciência

Os investigadores do INESC TEC mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC, à FEUP-UP, à FCUP-UP e à UMinho.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal