INESC TEC na discussão da Estratégia Nacional para o Hidrogénio com Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Ambiente e da Ação Climática

Os Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, do Ambiente e da Ação Climática (MAAC), João Pedro Matos Fernandes, e o Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, participaram na 2ª sessão de discussão da Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2). O evento aconteceu no dia 26 de junho, no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e contou com a coorganização do INESC TEC e a participação de João Peças Lopes, Diretor Associado do instituto.

A EN-H2 enquadra o papel do hidrogénio no sistema energético nacional e propõe medidas de ação e metas de incorporação para o hidrogénio nos vários sectores da economia, de modo a contribuir para o objetivo de descarbonizar a economia até 2050. Teve ainda como objetivo determinar necessidades de investimento e os desafios que se colocam à adoção desta tecnologia e à sua incorporação nos vários setores, com vista à criação de uma economia de hidrogénio.

A sessão, que decorreu no Porto, permitiu explorar os desafios e as oportunidades criadas pela EN-H2, no domínio da Inovação e da Investigação e Desenvolvimento (I&D&I), com membros da comunidade científica e tecnológica e de empresas.

Em discussão, estiveram alguns pontos, tais como as tecnologias de conversão da biomassa, a produção de novos combustíveis sintéticos com base em hidrogénio verde, novas formas de transporte e de consumo de hidrogénio ou o impacto no emprego, saúde e segurança e no desenvolvimento regional/local, entre outros.

A abertura da sessão foi dada por Paulo Ferrão, coordenador da Iniciativa em Energia do Instituto Superior Técnico (IST).

João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática
João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática

João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, introduziu o tema e disse ter vindo “mais para ouvir do que falar”, desafiando a comunidade científica a desenvolver soluções para produzir hidrogénio verde e renovável ao mais baixo custo para Portugal se afirmar como um dos líderes mundiais.

Desta forma inaugurou o painel de discussão, com representantes de I&D&I, empresas e associações.

Entre os participantes esteve João Peças Lopes, Diretor Associado do INESC TEC, que apresentou temas de investigação, desenvolvimento e inovação enquadráveis nas competências do INESC TEC com vista à implementação da estratégia do hidrogénio e na construção de uma Europa limpa em carbono até 2050.

É altura de lançarmos um cluster industrial para o hidrogénio”, deixou claro João Peças Lopes, num painel que contou com representantes da Martifer, CEIIA, Caetano Bus, NET4CO2, DouroGás, INL, CATIM, REN, TurboGás, INEGI.

Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

O encerramento do evento contou com João Galamba, Secretário de Estado Adjunto e da Energia, e Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O evento pôde ser assistido virtualmente, através da sua transmissão em streaming.

Esta foi a segunda sessão tutelada pelo MCTES, com o apoio do MAAC. A primeira teve lugar no dia 22, em Lisboa. A organização do evento foi da Agência Nacional de Inovação (ANI) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e incluiu o apoio de diferentes agentes do sistema científico e tecnológico e de empresas de vários setores incluídos na cadeia de valor do hidrogénio.

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo UP-FEUP. 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal