INESC TEC no roteiro da Semana da Transição Digital do Governo

Uma comitiva liderada pelo Ministro da Economia, Estado e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, esteve no INESC TEC,  em março, para conhecer alguns projetos com forte componente digital na área da energia, jogos sérios e realidade virtual, indústria 4.0 e alterações climáticas.

A visita teve início no Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos, onde a comitiva conheceu tecnologias na área da inteligência artificial com aplicação na energia, desenvolvidas no âmbito do projeto InteGrid (soluções de redes elétricas inteligentes) e a tecnologia ePredator (para controlo de um sistema de bombeamento de um reservatório de águas residuais).

Já na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Pedro Siza Vieira, e André de Aragão Azevedo, secretário de Estado para a Transição Digital, foram recebidos no Laboratório de Gráficos, Interação e Jogos, onde foram apresentados alguns projetos INESC TEC relacionados com ambientes virtuais e novas metodologias pedagógicas na área da informática, nomeadamente o projeto de gamificação no ensino BEACONING e o projeto para um livro aumentado para a introdução à escrita criativa. Foi também apresentada a infraestrutura MASSIVE.

No Anfiteatro Nobre da FEUP foram apresentados projetos inovadores liderados pela FEUP e INESC TEC e representativos da transição digital que o Governo pretende impulsionar nesta legislatura. Entre eles estão o iMan Norte Hub, na indústria 4.0 e o projeto SAIL, que estuda as alterações climáticas.

No encerramento da visita, o Ministro manifestou o desejo de converter a transformação digital numa ferramenta ao serviço da transformação do país. “A economia assenta no conhecimento das pessoas, na capacitação dos portugueses para os desafios digitais e na transformação das empresas e, portanto, as instituições científicas, tecnológicas e de ensino superior têm de ser verdadeiramente a chave da nossa transformação digital”, afirmou Pedro Siza Vieira, comprometendo-se em assegurar melhor condições de financiamento, apoio à aquisição de equipamentos necessários para investigação e em facilitar o acesso a dados, colocando-os ao serviço da investigação, das empresas e da inovação.

Esta visita inseriu-se na Semana Digital do Governo, uma iniciativa que visa dar a conhecer as novas medidas de apoio para a área da Transição Digital, em particular as que pretendem impulsionar o empreendedorismo de base tecnológica.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal