INESC TEC promove primeiro Meetup de programação C++ no Porto

O Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC realizou, no dia 12 de fevereiro, o primeiro Meetup C++ na cidade do Porto, que reuniu interessados de várias instituições da região. Este foi o primeiro de vários eventos organizados pelo CTM focado nesta importante linguagem de programação.

Segundo Luiz Pires, um dos organizadores e investigador do CTM, “o Meetup é um evento aberto que tem como objetivo disseminar conhecimento e abrir um espaço para debate de problemas e soluções encontrados por utilizadores desta linguagem de programação, num ambiente informal e amigável. Estamos muito satisfeitos com o resultado e já a pensar a próxima sessão”.

“O primeiro evento contou com aproximadamente 20 participantes, incluindo alunos e colaboradores INESC TEC, mas também quadros de empresas como Critical TechWorks, o que demonstra o interesse por esta iniciativa”, acrescentou Pedro Carvalho, investigador sénior no CTM.

Uma das linguagens comerciais mais populares, C++ é uma linguagem de programação compilada multi-paradigma e de uso geral, sendo bastante usada em contexto comercial pelo seu grande desempenho, flexibilidade, capacidade de abstração e proximidade ao hardware.

Desenvolvida pelo cientista de computação dinamarquês, Bjarne Stroustrup, na década de 80, o C++  evoluiu, através do comité de normalização ISO C++ committee, mantendo a linguagem atualizada com os novos requisitos e padrões de programação, como programação genérica, programação funcional, multi-thread, entre outros.

 

Os investigadores mencionados têm vínculo ao INESC TEC e IPP-ISEP.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal