INESC TEC reuniu rede europeia para análise de elementos químicos

O Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC organizou, no dia 10 de janeiro, uma reunião da Ação COST CA 18130 – European Network for Chemical Elemental Analysis by Total Reflection X-Ray Fluorescence, liderada pela investigadora Diana Guimarães, que é também co-líder do Grupo de Trabalho “WG4 – Performance assessment and data analysis”. A reunião teve lugar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e contou com a presença de cerca de 15 participantes.

Diana Guimarães é também membro do comité de gestão (Management Committee) desta ação COST e delegada representante de Portugal. Esta ação COST (https://enforcetxrf.eu/) visa a coordenação de uma rede de trabalho colaborativa na área da análise elementar por espectroscopia de fluorescência de raios X por reflexão total (TXRF).

Neste sentido, pretende-se desenvolver/avaliar novas ferramentas, protocolos, metodologias e instrumentação através da comunicação e colaboração entre os maiores peritos desta área. O principal objetivo é promover a técnica de TXRF como técnica de referência para análise de amostras líquidas e sólidas para determinação de elementos potencialmente tóxicos para a saúde, nutrientes com funções benéficas para o organismo, ou outros elementos que possam ser utilizados em processos de controlo de qualidade.

A investigadora mencionada tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal