INESC TEC testa o uso de inteligência artificial no diagnóstico da COVID-19

O INESC TEC coordena o projeto THOR (Avaliação Torácica Assistida por Computador usando POCUS), que vai testar a utilização de inteligência artificial (IA) no diagnóstico da COVID-19, analisando ultrassonografias ao tórax com recurso a técnicas de visão por computador.

A ecografia pulmonar permite um diagnóstico e monitorização rápidos de várias doenças nos casos em que não seja conveniente a realização de outros exames. A utilização de ultrassonografias ao tórax (Point-of-Care Ultrasound -POCUS) é particularmente interessante no contexto da COVID-19 já que o sistema de ultrassom é portátil e possibilita uma utilização conveniente, permitindo o diagnóstico da pneumonia viral associada à maioria dos casos graves através da identificação do espessamento pleural e da presença de padrões característicos das linhas B (linhas verticais na periferia do pulmão).

“No entanto, o uso generalizado desta técnica encontra-se limitado pela complexidade operacional de um exame de ultrassom. O correto posicionamento da sonda e a avaliação da imagem são duas tarefas interligadas e complexas, que requerem conhecimento especializado e formação diferenciada por forma a serem utilizadas de forma eficaz”, explica Miguel Coimbra, coordenador do TEC4Health do INESC TEC e professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

O diagnóstico assistido por computador pretende não apenas guiar o especialista na aplicação do exame, mas também, após o exame, quantificar automaticamente a presença de linhas B nos pulmões, indicadoras de pneumonia viral.

O protótipo será instalado no Hospital Garcia de Orta (HGO), que já utiliza as ultrassonografias no estudo de doentes com COVID-19 para efeitos de investigação clínica. “A equipa do HGO, constituída por dois elementos com diferenciação em ecografia torácica (Rui Gomes e Jacobo Bacariza), vai recrutar os doentes com COVID-19, dos quais serão colhidas, anotadas e tratadas as imagens e vídeos que servirão de substrato ao projeto de algoritmia e visão computacional. Mais tarde, o HGO será também o local de instalação do protótipo para as fases finais do projeto”, afirma Filipe Gonzalez, coordenador médico do projeto no HGO.

Este projeto é uma colaboração multidisciplinar entre o INESC TEC (visão computacional), o HGO (medicina), a FC.ID (visão computacional) e a Nevarotech (interoperabilidade, prototipagem e transferência de tecnologia).

O THOR (Avaliação Torácica Assistida por Computador usando POCUS) é um dos 12 projetos financiados pelo concurso “AI 4 COVID-19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública para reforçar o combate à COVID 19 e futuras pandemias – 2020”, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tem um financiamento total de 240 mil euros e a duração de 24 a 36 meses.

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem ligação à UP-FCUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal