Investigador do INESC TEC distinguido pelo seu trabalho sobre gestão de cadeias de abastecimento

O trabalho desenvolvido por Ricardo Zimmermann, investigador do Centro de Engenharia de Sistemas Industriais (CESE), foi distinguido pela Emerald Publishing e pela EMFD Global, na categoria Logistics and Supply Chain Management. A investigação realizada pelo autor, intitulada “Innovation and supply chain management: strategies, capabilities, and the effect of fit on business performance”, foi altamente recomendada na edição de 2020 dos prémios Emerald/EFMD Outstanding Doctoral Research Awards.

Sendo a Emerald Publishing uma editora reconhecida a nível global, especialmente pela forma como promove trabalhos de investigação que visam a mudança social, esta distinção ganha particular relevo. Segundo Ricardo Zimmermann, “o reconhecimento neste prestigiado prémio, além de ser uma grande honra pela sua relevância e reconhecimento internacional, serve de estímulo e motivação para o desenvolvimento de investigação ao nível das melhores instituições internacionais”.

O trabalho desenvolvido pelo investigador no âmbito de seu Doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, sob orientação dos Professores Luís Miguel Ferreira e António Carrizo Moreira, teve como objetivo estudar como as estratégias de gestão das cadeias de abastecimento afetam a relação entre as capacidades de inovação e o desempenho dos negócios das empresas. Graças à abordagem original do tema, a tese deu origem à artigos publicados em revistas de referência na área, como o Supply Chain Management: An International Journal e o International Journal of Logistics Management.

O primeiro contato com o INESC TEC deu-se na defesa da tese, que teve a investigadora sénior do CESE Ana Barros como um dos membros do júri. No INESC TEC desde setembro de 2019, Ricardo tem desenvolvido investigação no âmbito da transformação digital nas cadeias de abastecimento, dando sequência ao trabalho iniciado na investigação doutoral.

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal