Investigador do INESC TEC recebe Prémio Científico Mário Quartin 2020

Ricardo Zimmermann, investigador do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), foi um dos vencedores da 11ª edição do Prémio Científico Mário Quartin 2020, na categoria de Ciências Económicas e da Empresa. Este prémio distingue anualmente as melhores teses de doutoramento realizadas em Portugal e na América Latina.

A tese de doutoramento de Ricardo Zimmermann, intitulada “Inovação e gestão de cadeia de abastecimentos: estratégias, capacidades e o efeito de alinhamento sobre o desempenho das empresas”, teve como objetivo principal compreender como a relação entre as competências e capacidades das empresas para a inovação e as suas estratégias de gestão da cadeia de abastecimento podem colaborar para melhorar o desempenho das empresas. A tese foi desenvolvida na Universidade de Aveiro com orientação dos professores Luís Miguel Ferreira, da Universidade de Coimbra, e António Carrizo Moreira, da Universidade de Aveiro.

“Nós concluímos que empresas que desenvolvem um determinado tipo de competências de inovação, mais ligadas à área de marketing, ou da produção ou à sua capacidade de aprendizagem, por exemplo, tendem a ter melhores resultados ao adotar determinados tipos de estratégias para fazerem a gestão das suas cadeias de abastecimento“, explica Ricardo Zimmerman.

Para o investigador nascido no Brasil, mas a viver e a trabalhar em Portugal há vários anos, este prémio tem um carácter simbólico. “Nasci no Brasil, sou brasileiro, mas escolhi Portugal para viver já há muitos anos, fiz aqui toda a minha carreira científica, na Universidade de Aveiro, os meus filhos nasceram aqui, tenho a minha vida toda em Portugal. Eu acho que esta minha relação entre os dois países representa um pouco a ideia do próprio prémio e do que é a Casa da América Latina, que tem essa missão de aproximar Portugal da América Latina e de estimular o conhecimento, a colaboração entre os dois países”, afirma Ricardo Zimmermann, concluindo: “A própria investigação teve esse objetivo e esse caráter, de certa forma, de comparação entre o que é feito no Brasil e o que é feito em Portugal”.

O Prémio Científico Mário Quartin Graça, instituído pela Casa da América Latina e pelo Banco Santander, destina-se a distinguir teses de doutoramento realizadas por investigadores portugueses ou latino-americanos em universidades de Portugal ou da América Latina. Os temas devem ser de interesse comum ou resultar, na sua elaboração, da colaboração entre universidades de ambos os lados do Atlântico.

O prémio prevê as categorias de Ciências Sociais e Humanas, Tecnologias e Ciências Naturais e Ciências Económicas e Empresariais e tem o valor de três mil euros para cada uma das três categorias.

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal