Programa UT Austin Portugal traz a Portugal “pai” do supercomputador

A conferência anual do Programa UT Austin Portugal, instalado no edifício sede do INESC TEC, trouxe no dia 20 de setembro 110 especialistas a Braga. O evento teve como keynote speaker Robert A. Peterson, da Universidade do Texas em Austin, o grande impulsionador da iniciativa que deu a Portugal o primeiro supercomputador do país, batizado de BOB, precisamente em homenagem a Peterson, Investigador Responsável pelo Programa UT Austin Portugal naquela universidade norte-americana, entre 2007 e 2017.

Na sessão de abertura do evento – e antecedendo a intervenção do professor Robert A. Peterson – discursaram para uma audiência que lotou o auditório da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, José Manuel Mendonça, diretor nacional do Programa UT Austin Portugal, John Ekerdt, investigador principal do Programa UT Austin Portugal, Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, Nuno Feixa Rodrigues, membro do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

Durante o período da tarde, decorreram duas masterclasses temáticas, centradas nos temas da Computação Quântica e dos Nanomateriais no contexto dos têxteis inteligentes, e que aproximou especialistas de UT Austin, de Portugal e ainda da Alemanha da comunidade nacional científica e empresarial.   A Conferência contou também com uma sessão de posters, previamente selecionados, e alusivos a projetos de I&D relativos às cinco áreas de conhecimento do Programa UT Austin Portugal (computação avançada, física médica, nanotecnologias, interações Espaço-Terra e inovação tecnológica e empreendedorismo) e que se consubstanciou num momento privilegiado de networking.

A direção do Programa em Portugal encontra-se, desde 2018, a cargo de José Manuel Mendonça e de Rui Oliveira, respetivamente presidente e administrador do INESC TEC, com a direção executiva a cargo de Andreia Passos.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à UP-FEUP e U.Minho.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal